ARTUR

foto inês silva - ccl
(" não te rias artur que amanhã tens um duelo comigo à meia noite na rua da barroca" - Romeu Pacote.

poderemos afirmar que esta invectiva, que marcou uma disputa noturna entre duas figuras de uma outra lagos, não tem nada a ver com este ARTUR de hoje que deixa marcas actuais na cidade? não. apenas uma interpretação dos números o poderá dizer. francisco lumière a palavra é tua) .





Sofia Fortunato, artista da Mala, que foi a responsável pela iniciativa pioneira no Algarve, deste projecto ARTUR, está contente e cansada e compara os vinte dias de trabalho como uma espécie de bigbrother.

- Partilhamos uma constante vida de grupo, quer no alojamento quer nos locais da trabalho. Artur quer dizer artistas unidos em residência, foi uma iniciativa pioneira no Algarve sob projecto do LAC, Laboratório de Artes Criativas, inscrito nos programas DGArtes, do Ministério da Cultura.
- E fizeram o quê nesses vinte dias?
- Os artistas convidados, alguns com nome firmado nos meios internacionais da Arte de Rua, começaram por estudar o meio envolvente e escolheram locais e forma de intervenção. Tínhamos Alexandros VasmoulaKis de Atenas, António Bokel do Rio de Janeiro, Fidel Évora, do Barreiro, Jorge Pereira, de Lagos, Paulo Arraiano,  Cascais e +-MAIS MENOS+-, Porto.
- Estou a ver, escolheram as paredes e os locais de intervenção, pegaram nos sprays e vá de pintar as  paredes das pessoas.
- De maneira nenhuma, não é isso. A arte de Rua, é uma arte suburbana, que nasceu da necessidade que os seus artistas sentiram, de criar arte em sítios degradados, de modo a tornar mais aceitáveis os ambientes  de vida. Mesmo em Portugal já há muitas autarquias a pedir a intervenção dos artistas dessa arte. Aliás nada se fez sem a prévia autorização dos proprietários e da Câmara.
- Não foi isso que ouvi. Assaltaram um antigo hotel e fizeram com que o empresário sr.Vermelho, de nome e de cólera, tivesse que abandonar os seus negócios e ido buscar a polícia para defender a sua propriedade.
 - Ouviu mal. Nós tínhamos autorização do referido empresário. Não sei o que se passou, deve ter 
havido algum mal entendido.
- Para além dessas obras exteriores, tiveram outras menos perigosas, no interior do espaço do LAC.
-  Exactamente, e é essa 2ª fase do projecto, a partilha das obras com o público, que está a decorrer. A   exposição está aberta a toda a cidade até ao dia 30 de Julho das 17 às 20 e das 21 às 23.
- Tente esclarecer o mal entendido com o sr. Vermelho, pelo que tenho ouvido é pessoa para ir visitar a exposição e até para adquirir alguma obra para a sua coleção particular. Muitas felicidades e que esta  experiência  se repita, a arte precisa de dar vida às ruas.
- Em nome dos artistas agradeço.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo