Falando de fotografia


Chegou à nossa caixa de correio
 (bloglagospt@gmail.com), enviado por C. Cerol
________________________________ 

5 de Julho, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal

     no Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos
Na próxima 5ª Feira, dia 5, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, o Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, "Falando de Fotografia", prossegue o ciclo dedicado a "Lagos, passado e futuro".
 O convidado é o fotógrafo Francisco Castelo, que, neste encontro, abordará as seguintes questões: - Uma imagem vale por mil palavras? - Uma fotografia é uma mentira! - Cores ou P&B? - Manipulação da Imagem. - Fotografia analógica versus digital. - Fotografar com telemóvel. - Privacidade da imagem pessoal.
A fotografia foi uma das mais marcantes invenções do século XIX. Não só porque veio libertar as artes plásticas e despoletar o aparecimento do cinema, anunciando a vasta panóplia dos meios audiovisuais de hoje mas também porque protagonizou profundas mudanças nas formas de relacionamento, documentou mudanças sociais e acelerou a dinâmica de uniformização cultural, prenunciando a Globalização. (...) Se a Fotografia gera uma consciência que se define mais pelas relações intelectuais que constrói do que pela exposição do real que tenta reproduzir é, porém, inequívoco o seu valor documental. A Fotografia é indispensável para o estudo da História do século XX."
E no século XXI? Após a falência dos conceitos ultimamente postos em prática, que papel poderão o arquivo fotográfico municipal e as restantes memórias fotográficas nas mãos de outras instituições e de particulares ter na estratégia que, quanto antes, deverá ser planeada em Lagos?
Os Encontros de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos debruçam-se sobre a realidade regional e local e decorrem na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, com entrada livre.
 photo & text from:info@delagos.net

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo