de comboio

Comemorando os 90 anos da chegada do comboio a Lagos, uma vintena de lacobrigenses efectuaram a curta viagem Lagos – Portimão - Lagos em automotoras da série UDD 0450. A grande decepção para os fotógrafos presentes verificou-se com o facto destas automotoras não permitirem abrir as janelas, ao contrário das velhas UTD 0600 da Sorefame que, com as suas janelas de guilhotina, nos deixavam sentir os odores das terras e do mar, e fotografar a paisagem. Estas “novas” UDD (Unidade Dupla Diesel) foram transferidas do norte do país e iniciaram a sua operação na linha do Algarve em Outubro de 2011. Lá pelo norte andam agora os “Camellos” da RENF.



A decepção da impossibilidade das janelas foi compensada pelo ar-condicionado e pela comodidade destas unidades que permitem viajar de forma mais confortável. Acrescente-se a recente substituição dos carris e teremos como resultado uma viagem que dificilmente evoca a nostalgia das tiradas ferroviárias ruidosas dos tempos de juventude. Tal é o preço do conforto e da segurança que a episódica modernização do meio ferroviário vai conferindo. Mais distantes dessas evocações nostálgicas ficaram os que ainda conheceram e utilizaram o comboio a vapor, com o qual a experiência de viajar na ferrovia de hoje pouco ou nada tem de parecido.



Mas foi com o mesmo encanto de outrora que se revisitaram as paisagens das dunas da meia praia e do mar que espreita da baía de Lagos; a lagoa e os braços da ria de alvor que serpenteiam emoldurados por densos tufos de junco; e sobre o terreno de tonalidade barrenta, os remendos geométricos e verdes das hortas e dos pequenos pomares; e o casario abarracado que semeia aqui e ali a margem da linha-férrea na proximidade de Portimão.



Em Portimão, depois de uma breve visita ao jardim fronteiro à estação, surgiram as histórias e as anedotas sobre comboios, contadas na gare, enquanto se consumiam os quarenta minutos necessários ao regresso a Lagos, desta vez em carruagens repletas de turistas que se dirigiam à nossa cidade, onde chegámos poucos minutos após a hora aprazada.



Foi uma singela comemoração que desejamos magnificente e muito mais alargada e participada daqui por dez anos, na comemoração do centenário da chegada do comboio a Lagos. Assim continue ele a chegar cá.

clicar para ampliar

Depois das histórias contadas na gare de Portimão, convido-vos a visitar a página abaixo, onde vão encontrar muitas máquinas ferroviárias em que viajaram no passado, como o célebre "foguete", vejam aqui

Comentários

Anónimo disse…
O dia da inauguração foi também recordado no Sulinformação:
http://www.sulinformacao.pt/2012/07/o-comboio-chegou-a-lagos-faz-hoje-90-anos/
Mena G disse…
Foi um bom passeio. E mal ou bem lembramos os antigos "poucaterra" e as 1ºas automotoras... Soube bem!
deodato santos disse…
conciso relato com os discretos toques nostálgicos.
Também fiz esse percurso centenas, milhares de vezes, talvez. Provavelmente com muitos de vós, pelo menos alguns. Que diferença! O comboio parece quase o Metro. Claro está que para quem o frequenta hoje em dia é muito melhor assim. Mas para este efeito foi pena não terem conseguido fazer a viagem num dos antigos. Teria outro sabor.
Maria de Fátima disse…
a propósito de combóios, acabei de recebr isto dum amigo
http://www.youtube.com/watch_popup?v=6VAuPPufNro
uma delícia!!!
Maria de Fátima disse…
a propósito de combóios
http://www.youtube.com/watch_popup?v=6VAuPPufNro

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo