ARTISTAS - J.P. CARRONDO
OS OLHOS SÃO AS PORTAS DA ALMA
podemos encontra-lo agora durante a época turística expondo junto à farmácia ribeiro lopes. aí veremos
foto inês silva-ccl
sobretudo paisagens, surpreendentes imagens da costa. é para aí que se retira quando quer estar consigo próprio . o documento do mar no seu encontro com a rocha nunca é resultado do disparar sucessivo. por vezes fica a estudar o movimento das ondas até julgar ter encontrado um ritmo, uma sequência. a fotografia obtida é assim resultado de um encontro de um conhecimento que foi estabelecido.
mas a sua grande paixão é o retrato. os olhos. consegue fazer um ideia do que está por detrás dos olhos e raramente se engana. consegue encontrar a palavra para que o retratado se descontraia e mostre a sua realidade interior. diz que no tempo que passa na rua vai observando quem passa e vai fazendo retratos mentais. parece ser pessoa muita positiva e optimista pois diz que a grande maioria do que observa são pessoas boas. parece contradizer uma sua outra afirmação de que não tem da humanidade grande opinião positiva, ao contrário daquela que sente de si próprio.
gosta de fotografar detalhes do corpo, sentindo grande atracção por uma zona do pescoço feminino que julgo ser o músculo celebrizado por Vasco Santana, o esternocleidomastoideu.
tem muito prazer em fazer trabalho profissional em casamentos e baptizados. funerais? não. imaginei que com a sua capacidade para ler os olhos pudesse apanhar os profundos olhares entre herdeiros. ou a dor estampada na viúva:" bem feito cabrão. deste-me porrada, gastaste o dinheiro com alternadeiras e não me deixaste nada".
Comentários