LUZ E ARTE

terminei o resumo da conversa com vieira calado dizendo que o artista usando de autenticidade não é local  
 mas do universo. por estar em sintonia com ele seja onde estiver, acrescento agora.
noite adentro segui parte de uma reportagem sobre a decadência da cidade de Detroit. a saída para os subúrbios da população branca deixando morrer a cidade já moribunda com a queda da indústria automóvel. ficou a população descendente dos escravos trazidos de África que acelerou o desmoronamento físico das habitações abandonadas. as escolas fecham o lixo acumula-se nas ruas e alguns explicam que começaram a utilizar os objectos dessa realidade para construir coisas : a arte-lixo. outros começaram a fazer hortas nos espaços outrora nobres, e a iniciativa tomou tal amplitude que já atrai pessoas de outras regiões dizendo que querem ser pioneiras do novo sonho americano. um branco diz que andam eles a bombardear e a impor democracias por todo o mundo quando a democracia americana já não existe.
tudo coisas que tem aparecido de uma maneira ou de outra, sob um ou outro estilo, aqui no lagos.pt.
até o acontecimento que esta fotografia documenta, apanhada por F. Castelo na noite da Figueira da Praia da Luz, está em sintonia com coisas que entre nós estão a ser sonhadas, como a plantação de 40 hectares de figueiras na Luz de Tavira, pelo jovem agricultor agrónomo, sr. Pedro Vaquinhas.
Luz de Tavira, Luz de Lagos. luz fornecida por uma gambiarra que um funcionário da Junta se lembrou de instalar e que, para ver melhor, ao contrário dos outros participantes, dela me aproximei. factos fortuitos que a arte de um fotógrafo e o seu domínio da máquina, não deixaram escapar. sempre luz e arte no cimo da lista daquilo que todos procuramos.
Posted by Picasa

Comentários

francisco disse…
a luz só é arte quando irrompe pela escuridão do nosso cérebro e ilumina as pequenas gavetas que lá há.

À afirmação "como é bela a luz que tudo revela" prefiro outra: "como é bela a escuridão quando se deixa penetrar pelo raio de luz fecundador"

;)

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo