DUVAL PESTANA - O TEATRO

A prática da leitura e da regulação de voz exercitou-as ao ler as legendas de cinema, para grupo de conserveiras de Olhão analfabetas, que à porta do cinema contratavam os jovens liceais para esse efeito.


A projeção de voz aprendeu-a com José Cabral de Lagos, filho do médico José Cabral, família conhecida de Lagos, que convidava os seus pais a passeios de automóvel e que, tendo feito parte dos coros de São Carlos, mal nele entrava, começava a cantar ópera. O jovem passou a acompanha-lo. 




foto inês silva - ccl


A cada apresentação do produto final da Oficina Municipal de Iniciação à Expressão Dramática, o que se diz sempre é que é pena haver poucos espetáculos por falta de público interessado.
A verdade é que percentualmente não há menos público em Lagos do que em Lisboa, e que a quantidade de pessoas que assiste é já o resultado de um trabalho continuado que se foi impondo. E se tomarmos em consideração que Duval Pestana não faz concessões no género de teatro que cultiva, pode-se afirmar que existe um núcleo apreciável de população que procura formas de arte dramática que requer maior exigência estética e informação cultural.
Os códigos do teatro só vão sendo conhecidos e decifrados com o hábito. Todas as artes têm as suas regras e sinais , o futebol parece simples mas é dos espetáculos com regras e táticas mais complicadas. Pode-se assistir ao futebol e ao teatro sem perceber nada das táticas e das regras, apenas a imagem e a emoção. É isso que conta. mas à medida que vamos compreendendo alguns sinais que o encenador nos deixa na maneira como interpreta o que o dramaturgo criou, que vamos descodificando a linguagem dramática, o prazer passa a ser muito maior.

 a magia do teatro é termos à nossa frente pessoas em carne e osso a representar as nossas emoções.


 Como optimizar e saciar o potencial dos apreciadores de teatro, quando a cada início de temporada o encenador tem que estar a formar novos actores, mesmo se tem três actores  fixos? Não é possível com esta contingência fazer mais que uma produção por época. "não me queixo, acima de tudo coloco o facto de me ser possível fazer aquilo de que sempre gostei. Para aquela geração que sempre se viu impedida de realizar ideias, conseguir isto é uma bênção". Além do mais é preciso colocar as coisas no seu plano, trata-se de um curso de iniciação que tem como finalidade despertar vocações. E até nesse aspecto os resultados têm sido muito interessantes, há actores e actrizes aqui formados que têm encontrado lugar em companhias de renome em Portugal.
Os comentários do público focam esse aspecto do trabalho dos actores, e em teatro a presença do actor é um dos factores mais importantes e que mais impressiona o espectador. Já que a encenação, a arquitectura de cena, os figurinos ( de Isa Pestana) são o que de mais actual se faz internacionalmente.
Posted by Picasa

Comentários

é no palco que tudo se encontra, é efémero e único...

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo