RAYMOND DUMAS
 exposição no antigo Posto de Turismo de Lagos na segunda quinzena de Agosto.




 não acredita que no inicio das convulsões na orla sul do mediterrâneo tenham estado  planos de conspiração ou planos organizados.
como tal assim não foi no 68 em  França, no seguimento de cujas utopias, deixou paris onde estudara artes, para as aventuras agrícolas, primeiro como aprendiz de agricultor e depois como engenheiro técnico agrário.
acredita pois, que é espontaneamente que as sociedades são ciclicamente sacudidas como num novo baralhar e distribuir de cartas.
tal como no domínio da arte se sucedem tais ciclos. a arte pode até fornecer sinais antecipadores. julga ver alguns desses sinais que já estão a abrir caminho e a anunciar-se como o pós "arte da rua", "arte é tudo", "lixo-arte", que tem caracterizado os tempo actuais, e que produziram toneladas de arte e multidões de artistas. o tempo dirá o que foi obra de arte e os que foram artistas, mas a coisa em si é ótima pois a experiência artística, como é sua função, abriu novos horizontes a muita gente.
assim visto, a arte é uma transformadora da sociedade, devendo até considerar-se a hipótese do artista dever assumir com consciência um papel activo, para além do decorador, com o qual muitas vezes é confundido.
a par dessa explosão das artes, põe-se o problema da subsistência de tanto artista de cinema e teatro, tanto pintor, tanto escultor, tanto músico, tanto cantor.
a sociedade em geral assimilou a importância do fenómeno,  fomentou-o mesmo. digamos até que já não pode conceber a sua existência sem que lhe seja fornecida arte. os responsáveis sabem que têm de fornecer arte, mas o que fazer com a produção e com quem a produz. a Mala é uma boa iniciativa, é um investimento público já com elevados encargos, como seria possível projetá-la de modo a trazer proveitos para a entidade promotora e para os artistas? 

(na cafetaria do centro cultural pode ver-se algumas obras de Joel Correia e Henrique Pereira).
Posted by Picasa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo