ARTISTAS- KASIA WRONA











ARTE ESTÁ EM TUDO















foto inês silva - ccl


Kasia Wrona viveu e cresceu na Polónia e radicou-se no Concelho de Lagos há tempo suficiente para dizer, expontaneamente, que a luz do sul se incorporou nas suas cores.
Viveu um período do Fogo, tema que pode ser apreciado nas suas obras em exposição  do AlgarveArtistsNetwork patente nos antigos Paços do Concelho.
Agora está a entrar no período da Água, e a sua actual exposição no Instituto Politécnico de Coimbra, já apresenta obras dominadas por esse tema, embora lado a lado  com outras do período anterior. O que não deixa de ser de flagrante simbolismo, já que, mesmo em  arte, o passado nunca desaparece, reservando sempre uma aparição no seio do contemporâneo.
O que leva um artista a ter determinadas fases de criação pertence claro, ao fenómeno criativo e não é um simples capricho de ordem estética ou de ordem comunicativa ou publicitária, mas é sim, a exteriorização de uma evolução interior.
E parece que em cada um desses períodos até o aspecto físico dos artistas e a sua psique, desenvolvem e mostram sinais peculiares a eles correspondentes.
Na inauguração da citada exposição nos Paços do Concelho observava eu os quadros de Kasia Wrona e na periferia da minha visão estava a vê-la servindo os convidados. Perguntei-me a relação entre a cor dos seus compridos cabelos e o fogo das telas: teria sido um fogo interior que pintou ambos?
E agora, neste período da Água?
Posted by Picasa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo