ALMEIXAR

A minha participação no Sarau Poético em louvor do figo seco:
 .

















.

 .
 -
As minhas remotas recordações levam-me a esse lugar,

esse encantamento da minha infância, o espaço de quietude

entre os canaviais dum almeixar, seus odores a funcho

bronzeando a face esverdeada dum figo ao sol de agosto.

,

Adivinhava-se o puro açúcar dos melaços na esteira

à moda dos antigos mouros que eternizaram o ofício

dos frutos para os frios vindouros do duro inverno

e o derradeiro esplendor do sol num sinal de tempestade.

,

E quando a tarde declinava na harmonia terminal do dia

ao despontar do harpejo dum grilo singelo e solitário,

a sinfonia do seu canto iria ecoar nos meus sentidos

o apelo tranquilo transparente que ainda vem da terra.
.
em ALGARVE ONTEM, recentemente publicado


Comentários

francisco disse…
não conhecia esta foto. é de Lagos e sabe-se a história?

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo