timo dilnner




pode resumir-se assim a conversa com Timo Dilnner: é fundamental ler o seu livro ARTE = É IGUAL.
ninguém que seja artista ou que simplesmente se interesse por essa questão pode deixar de ler esse importante ensaio , sem academismos, levantando muitas perguntas, numa falsa simplicidade.
dos seis elementos que ele estabelece  como essenciais para caracterizar se algo é ou não arte, destaque-se a Egomania que, indispensável para a criação de um produto artístico, tem dois riscos: para o artista, que é fortemente dependente de acreditar em si próprio, e que à medida que sobe na consideração dos outros a sua própria pode ultrapassar certos limites de segurança quer na relação com os outros quer na relação consigo. a auto-confiança, o ego, têm na sua base uma energia poderosa de muito difícil controlo. 
para o aprendiz de artistas, ou o não artista, que pode julgar que basta aparentar algumas idiossincrasias que se diz próprias  dos criadores para se impor no mundo das aparências  e na Publicidade, que é um dos outros elementos constituintes da tabela aferidora do que é e não é ARTE.
sobre uma referência que faz ao ilusionismo, exemplifica : se numa superfície plana a duas dimensões, o artista consegue dar através das cores, a ideia de tridimensionalidade, que fez senão criar uma ilusão.
o livro, que encara uma questão de grande actualidade, pode ser adquirido na galeria do  artista, rua Dr. Joaquim Telo , 3. fundamental, para quem se interessa por arte e se quer orientar nessa disciplina cujas perplexidades por que passa, revela bem o lugar especial que ocupa na sociedade humana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo