EXPOSIÇÃO de Vieira Calado

Comentários

deodato santos disse…
tenho de ir no sábado à praia da luz observar a figueira que está no quintal do antigo posto da guarda fiscal, mas não chegarei atrasado à abertura do evento.
era para o post anterior mas se não te importas ponho no teu mais um episódio de

mistérios do centro histórico

estou de costas para a entrada principal dos antigos correios, hoje de uma loja chinesa, mas fora de serviço. à esquerda tenho uma palmeira com ares de moribunda à direita a loja do santana e na esquina logo em frente, anónima mulher que vende pevides e grão torrado. aguardo que a miuda de sandálias e soquetes brancos ponha os grãos no bolso do bibe da escola, saia pela direita e avanço. os grãos devem ser postos de molho uma noite e depois é que vão ao forno. seguindo pelo passeio em direção ao cimo da rua, tenho à minha direita a casa dos capabranca, alcunha imagino que oriunda do nome do célebre campeão espanhol de xadrez capablanca, em fente à casa deles fica o zé bassora e, na esquina seguinte, corre transversal a rua da oliveira. é nessa esquina a casa ardida (sms : "caça ardida" eliminar como pista óbvio erro nosso agente) e terá sido aí que morou, depois de reconstruida, a fátima? soube a tua mãe do incêndio? pensava que a taberna do pincarilho era lá para os lados do calado. foi no passeio em frente que um escarado estendido no chão serviu para desarmar a defensiva mental de um chinês morto, em circunstâncias que nenhum inquérito se esforçou em apurar, no incêndio que consumiria o interior do referido prédio. não acredito que fosse o escarado o romeu pacote, ele tinha a sua dignidade e nunca aceitaria em fazer de bêbado relaxado rebolando-se na valeta. cheguei à conclusão que o chinês teria vindo para preparar a instalação da loja e que se enganara de esquina. tratou-se pois de um episódio da escaramuça comercial e civilizacional que por essa época trocava os seus primeiros obuses. o que, nada tendo a ver com os nossos objectivos, pode ser também eliminada como pista. para ilustrar o clima que se vivia em finais de 2010 deixo duas declarações: uma do presidente da república no centro cultural com um sorriso de simpatia " a china é uma grande civilização milenar", e a de um experimentado empreendedor tradicional e habitual "mamámos em áfrica na europa e no brasil, na china e onde houver o ouro vil, mamaremos (cantado ao estilo de ópera bufa).
perdemos duas pistas, mas porque falsas - quem sabe se insidiosamenre forjadas - representa um avanço. posso assim concentrar-me apenas na incongruência detetada na geometria da calçada e na varanda do primeiro andar da palinova. (respondo afirmativo ordem observar figueira praia da luz. conjugarei assistência arteburguer exposição poeta vieira calado. seguirá relatório circunstanciado).
Maria de Fátima disse…
ainda nem acabei de ler
ainda nem cheguei a ter certeza que é a casa que. ah! agora lembro-me, sim! é outra esquina
mas á para dizer apenas: grãos torrados na areia e não no forno
Luz Santos disse…
Oh gente...!
Estou cansada!
Para o que me deu!
Perdi-me na esquina ali em cima e acabei por não saber por onde andava.
Vou comprar um GPS inteligente para me orientar no caminho, depois venho fazer-lhes um comentário bonito como merecem.
Que grande burra eu sou!
Pois se está tudo escrito e descrito caminho bem indicado mas sem GPS não vou lá ter.
Volto se me deixarem...
Mena G disse…
Infelizmente surgiu um imprevisto e não vou puder comparecer. Guarda-me um livro que depois logo nos encontramos!Que tudo corra bem!!!!

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo