A visita de 1897

Visita do Rei D. Carlos a Lagos

Excerto do artigo “O Algarve em seis dias”, de Lorjó Tavares Publicado no Semanário Ilustrado “BRANCO E NEGRO” em 31 de Outubro de 1897

(…)

«Lagos fica aquém do promontório que avança pelo mar dentro e que forma a parte saliente da baia. Constantemente batida dos ventos do quadrante Sul, a cidade volta-se ao nascente, dominando de alto a vasta baia, uma das mais belas que conheço, e que pela sua situação oferece abrigo seguro a navios de alto bordo quando sopra rijo temporal das bandas do poente. Os poucos minutos decorridos nesse dia entre o largar ferro e o largar para terra foram insuficientes para se admirar a beleza desse panorama. È que a terra em festa chamava a atenção de todos. Veja-se a primeira estampa a far-se-á ideia do aspecto da praia. Á falta de terra firme para um arco de triunfo, a população marítima empavezou todos os barcos de pesca, grandes e pequenos, e formou-os em duas alas à laia de arruamento. Fez-se assim uma alameda pitoresca, movediça, semelhando filas de árvores, de passeios atulhados de pescadores, mulheres, de crianças, lenços acenando, chapéus no ar, sorriso aberto à passagem dos seus hóspedes. Referiram jornais o que foi a recepção feita em Lagos aos reis de Portugal. Convém agora acentuar a originalidade desse acolhimento, agora que se há pretendido desvirtuar a espontaneidade sincera com que os povos do Algarve, sem uma nota discordante, acolheram os seus reis, e souberam não desmentir os seus princípios de cortesia unida a uma eloquente afirmação à causa monárquica.»

(…)

Comentários

Mena G disse…
Onde descobres estas relíquias?
Fico contente por em 1897 as "virgens " de Lagos terem direito a foto e tudo; dá é que pensar quais foram os: "princípios de cortesia unida a uma eloquente afirmação à causa monárquica"
- A minha avó dizia que o, Palerma (palerma sou eu que digo)do, D. Carlos quando cá vinha, o meu bisavô Manel Sagreiro ia com este estapôr à pesca.
Bom sempre é mais barato que visitas de estado ao cú de judas que estapôres de hoje fazem.
éf disse…
mena: pois descobri esta semana, uma magnífica colecção de semanários ilustrados do ano de 1897, e ando por lá a "navegar".

francisco: A "apresentação das virgens" devia constituir um ritual de boas vindas ao rei, que se perde na noite dos tempos monárquicos, lá para os confins da era pré-medieval.

vieira: a maior satisfação é saber que se descobre apenas a parte superior do icebergue.

;)
éf disse…
armindo: É como a liberdade. Foi maltratada durante tantos anos que já ninguém liga.
Imagino o gozo que deu encontrar uma pepita destas. Boas escavações e não esquecer divulgar entre os interessados pela coisa.
Um abraço,
JFS

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo