a Cidade e o encoberto

A Cidade fez 435 anos, e, também a visita de um Rei mancebo que por estes lados veraneava, e que atestou vontade de elevar a Vila de Lagos a Cidade. De facto, Lagos só foi confirmada como Cidade em 1579, seis anos depois de este Rei Imberbe, já defunto (diziam), ter-se andado a passear pelo Reino do Algarve.

Sabe-se lá por alma de quem este rapaz de ar amaricado (dizem) achou graça a este pedaço de terra, e exibiu vontade de a nomeia Cidade?
-Talvez tenha sido a única coisa que este Palerma fez que valeu algum mérito.


El-Rei D. Sebastião, um débil e fraco de espírito, era primo dele próprio, foi educado por criaturas que usarão saias tanto do género masculino como feminino, nomeadamente, a sua avó (dizem que os moços educados pelos avós saem malucos e aqui está a prova), o seu tio o cardeal D. Henrique (e seu sucessor) e uma cambada de hipócritas que se davam pelo nome de jesuítas; todos estes mafarricos se aproveitaram da ingenuidade e da palermice que a consanguinidade provoca, para proveito próprio. Criaram um palerma incapaz de liderar uma Nação.


A morte de D. Sebastião no campo dos 3 Reis – dizia-me alguém que assim não devia valer pois são dois contra um – veio, depois da morte de seu tio, e de, D. António I não ter assumido o trono, afundar Portugal no desastre que foi o domínio dos Filipes. A gestão dos estados é um assunto muito sério, e a ascendência não dá as qualidades necessárias para ser arrais de coisas algum.
-Só talvez para aparecer num dia de nevoeiro!

O regicídio de D. Carlos, faz cem anos no dia 1 de Fevereiro e andam por ai umas cabeças de alho-xoxo a falar que se Portugal tivesse um rei a coisa, hoje, seria diferente, e patati-patatá...

-Viu-se!

De qualquer modo, aqui vão os meus agradecimentos a esse “encoberto” que fez Lagos cidade; descansa em paz "triste-figura", estejas lá tu onde estiveres.

Comentários

éf disse…
Então, mas ele não voltou já?
vieira calado disse…
Ainda não efe...
Continua ainda o país à espera da tal manhã de nevoeiro, que nos trará
"o desejado".
éf disse…
ora aí está um rótulo para um bom vinho "O DESEJADO".

;)
história e arte disse…
viva!

gosto muito de Lagos de D. Sebastião e do blog...

vou de certeza voltar + vezes

bom fim d semana

um abraço do canto oposto do nosso país!

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo