nem mestre/ nem aluno
ESPECIAL
ENSAIO
SOBRE O POEMA
FUI
DE VIELA EM VIELA
Tese
de Mestrado
O poema deste
conhecido fado é da autoria de Guilherme Pereira da Rosa.
Foi
musicado e cantado pela primeira vez pelo grande Alfredo Marceneiro.
Não
escolho um do outro, a prova é que oiço sempre os dois, mas toca-me a interpretação
de Fernando Maurício em dois pormenores: a postura imóvel e a maneira como
trabalha as frases, elevando o canto ao nível declamatório ex. ainda recordo
agora a visão
que ao ir-me embora
Este torneamento
das frases e das palavras aparece de maneira marcante no final de A Igreja
de Santo Estevão quando diz: as vozes que sabem cantar o fado.
Aqui
ficava já referido o declínio do Fado, quando, acabada a sua ligação à fidalguia
(os fidalgos que o iam frequentar para acanalhar-se - num regresso fantasmagórico
às ontológicas origens) caiu na classe média, culminando ingloriamente como património
mundial não sei do quê.
Voltando
ao poema: a riqueza da descrição do ambiente, a subtileza do discurso narrativo,
não deixam dúvidas: é autobiográfico. O autor é um conhecedor.
Que, espantado
(despeitado?) por não ouvir o convite do costume (ao convite do costume (diz
Fernando Maurício por lapso ou no calor da interpretação) perscruta a
cara da profissional e descobre (aterrado?) uma existência humana.
Fui-me
embora amargurado
(desentesado?).
Em vez de
um orgasmo escreve um poema. Não está aqui a síntese da arte e de toda a
espiritualidade? A sublimação do que não é concretizado ou concretizável? E o sentido da própria existência?
Considerando
o incomensurável, haja quem queira e se atreva a definir o mais importante dos dois: a
concretização de uma da mais profundas ânsias humanas, de par com o Poder, ela própria é puro poder, ou a sua sublimação em flor do espírito.
(mensagem
para a Senhor Reitor e membros do Colégio de Sapiência: chamo a vossa atenção,
e espero que o considerem, para o facto de não ter caído no facilitismo e no popularismo
de ter dado a esta tese o título FADO, comutando o posicionamento das vogais, o
que, mais uma vez, levaria esta arte a espelho e essência da humanidade).
2ªa
feira UNIVERSIDADE DE LAGOS nem mestre/
nem aluno OPORTUNIDADES
https://www.youtube.com/watch?v=yK2A1qvBbW0
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