FUNDO LITERÁRIO ROGÉRIO CÉSAR REIS

Rogério César Reis (meu tio), Lagos, 29 de Outubro 1927 - Vila Real, 4 de Julho de 2010.
A Biblioteca Municipal de Vila Real recebeu do escritor e cronista um riquíssimo espólio literário, que inclui 2.556 livros e alguns documentos pessoais, revistas e recortes de jornais; dando origem à criação do Fundo Literário Rogério César Reis.
Rogério Reis que nasceu em Lagos aos 3 anos foi levado para Lisboa e aí estudou.  Exercia o jornalismo no Primeiro de Janeiro, Diário Popular e em jornais regionais.
Um dos temas que mais o prendeu à sua combatividade jornalística foi a navegabilidade do Rio Douro. Essa luta teve um desfecho feliz: o Douro transformou-se numa atração turística e a ele se ficou a dever em grande parte.
O seu vasto conhecimento, encontra-se patente nas obras que produziu, como “O Colóquio de Ouro”, “Trás-os-Montes - problemas regionais”, “O Roteiro do Vinho do Porto”, entre outras. Colaborou também com as Selecções Reader’s Digest na elaboração da obra “À descoberta de Portugal”, fez diversas palestras, participou em debates e prestou uma vasta colaboração com a imprensa escrita.

Comentários

Maria de Fátima disse…
estou desvanecida com a qualidade e variedade dos postes que por aqui têm andado! parabéns aos meus estimados parceiros, que eu nem tenho ousado a ver o que vem no seguinte
beijos e abraços e até Barão

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo