DEUS VAI MOSTRAR QUE APOIA O FUNCIONALISMO PÚBLICO DE LAGOS

foto f. castelo

muito precocemente me revelei uma criança prodígio: cedo aprendi a execrar a sequência ritual do calendário cristão e a histeria e o orgasmo social a ela associados e inerentes: seguiu-se depois a de todo o monoteísmo - a de todo o politeísmo veio logo atrás.
estou bem acompanhado: deus assina por baixo.
confirmou a minha certeza: não partiu dele a ideia das religiões e detesta que o adorem ( inábil tentativa de manipulá-lo e de apropriação da sua imagem para seduzir e subjugar consciências temporariamente enfraquecidas).

Comentários

francisco disse…
Apoia como? Vai pagar o IMI das propriedades da Igreja?
Maria de Fátima disse…
um dia, e aos deuses oro para que aconteça
um dia, dizia eu, há-de chegar um dia em que me seja dado entender o que não entendo hoje, alheia de conhecimentos, quiçá sentimentos,ou ideias, ou algo que estará alijado de mim e me impede de entender o que será entendível pelos comuns mortais possuidores dessa, em mim falha, sabedoria, quiçá sentir
um dia...
e relerei, a esse tempo que demora, escritos que ora me são vedados.
fá-lo-ei como já hoje o faço, palavra a palavra, soletrando em alguns casos, voltando ao início do parágrafo e repetindo.
lendo de um só fôlego e respirando fundo ao jeito de fazer chegar ao cérebro muito oxigénio, despoletar sinapses adormecidas,
e...
e nem assim eu vejo mais do que as letras, ditongos e sílabas, e as palavras, verbos e adjectivos, crases, plurais e singulares, preposições e advérbios de tempo e de modo...outros mais me ocorrem respirando calmamente a tentar entender o que não entendo.
e torno.
repito.
e ainda assim não discorro da finalidade e nem da intenção e foge-me de perceber sequer o conteúdo.
acontece-me.
é recorrente.
e eu estou em crer que é meu defeito.
mas tenho esperança que um dia...
um dia, e aos deuses oro para que aconteça,
um dia, há-de chegar em que me seja dado entender o que não hoje entendo nem que leia e releia...
Dão-se alviceras e alvesceras a esta boa nova. Pela profecia, com toda a certeza qualquer mulher o amará, nem que sejam apenas as funcionarias, as funcionais e disfuncionais (e os consortes conjuntamente por associação e simpatia claro). Pela agradável forma cubista da boa nova também digo, antecedentemente eram os ditongos os hiatos e as sincopes, agora alvescesse a presença da ausência do endeusamento que não se sujeita a inábil tentativa de manipulá-lo. Tudo se cumprirá.
Vidrinho, jóias e flores coloridos para o vidente.
Anónimo disse…
Verdade, verdadinha... cada percebo menos!!!
Mena
Maria de Fátima disse…
por mim, muita coisa Francisco Castelo, tanto que um simples post como este me deixa zonza!
e não exagero, apenas sou sincera
mas tenho esperança de um dia perceber!
é isso que expresso no comentário antes: percebeste agora? não entendo o que está escrito, pronto! é falha minha e no entanto entendi confessá-lo aqui
percebeste agora? ficou mais claro? :)
francisco disse…
Percebi que não tinha percebido, mas não percebo porque é que isso é dramático. Percebe o Universo? não percebe pois não? Mas isso não altera nada, ou altera? Hehehehe... ainda bem que aparecem aqui coisas quie não se percebem, ou que não se percebem à primeira nem à segunda, ou que pura e simplesmente não são para perceber, e depois?
Maria de Fátima disse…
depois nada: eu só digo que gostava de perceber..drama? onde?! eheheh
deodato santos disse…
josé francisco: curioso ter imaginado mulheres que, tocadas, amarão o profeta.
agora mesmo fiquei sabendo que os primitivos habitantes da austrália explicam os relâmpagos, como as chipas provocadas pelos machados de silex, numa luta de deuses por uma mulher. parece então, e aceitemos, que a vida do homem não passa disso. é partindo dessa certeza que você ali chega, ou há algum indício na escrita que o mostre? como sabe o grande segredo da escrita não é o que mostra mas o talento em saber esconder e o volume de coisas que sugere, por isso fico curioso de saber em que passagem ficou denunciado algo. ou foi um sentimento geral indefinido e resultante de possíveis várias e difusas imagens subliminares ? fico preocupado se o que me conduz ainda é o faduncho da criança desprotegida que procura atrair o instinto maternal da fêmea protectora.
Deodato, de modo algum granjeio a dissecá-lo isso, devido ao tema, é talvez para a rapaziada da sociedade da terra plana e companhia; tampouco, o que garatujei, sai para acolá de um leve alvitre de escrita autónoma dadaísta abrandada ao gosto de André Breton.
Como na Ilíada Aborígene ou ainda no grande épico Indiano “Ramayana”, uma fémea magnifica merece uma peleja titânica como homenagem do seu Ser, mas não é por ai: é sim o lado paternal do profeta que as deixa “entusiasmadas”. O cuidado reside somente em evitar que se metamorfoseiem em “Electras”.
Deixe-me dizer que mais uma vez, sou em leitor grato.
Unknown disse…
não entendi nada, mas concordo, acho que sim...
deodato santos disse…
escrita automática que os surrealistas foram buscar ao espiritismo. e antes de saber isto já tinha visto ainda criança o meu irmão josé francisco da luz a praticá-la. gosto disso. pode haver maior prazer do que deixar as palavras seguirem o seu curso e procurarem caminhos que reflectidamente não tomaríamos?
outra coisa que enche é arrancar pedras e ir substituindo-as por composto vegetal que amontoei durante anos. ontem encontrei-me na serra com uma manada de vacas em transumância. hoje fui lá apanhar as bostas que deixaram, vegetal digerido que incorporei no outro por digerir, esperando assim acelerar o processo. uma tarde agradável.
aprecio o seu gosto pelo arcaísmo e pelo barroco das frases.
Anónimo disse…
Madalena, não percebes e concordas? Essa é que eu não percebi...
Mena
deodato santos disse…
a simplicidade do comentário da mada pode distrair.
3 séculos - uma ninharia - de racionalismo e lógica cartesianas, condicionaram-nos a apreender as coisas só através da inteligência e da compreensão. a resposta da mena - que nunca mais acerta com o anónimo- é bem o resultado dessa escola de pensamento que inculcou ao mesmo tempo o receio por esse oceano profundo pelas performances de que é capaz, a incontrolável alma - eles bem continuam na tentativa de controlá-la- ela que nos distingue do computador.
Unknown disse…
Mena: podia elaborar citando Voltaire, mas por uma questão de elegância não o faço!!!!!
francisco disse…
deixa lá, cito eu: "Há mar e mar, há ir e Voltaire"

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo