estórias de Lagos & arredores, o livro

Jorge Luís Borges dizia «que todo o poeta inteligente é um bom prosador»; assegurava ainda que o ponto de partida para essa ideia fora Stevenson, mas isso já era apanágio de um homem brilhante como o era Borges que deixava sempre a ideia de que, por mais inaudita fosse, uma excelente ideia nunca partia dele.

Estórias de Lagos & arredores, de Vieira Calado, é, para mim e acima de tudo, o artifício de bem saber prosear. E isso percebe-se de imediato, assim que começamos a descer a rua com o autor e, com ele, nos espraiamos, «por força da quentura dos ares deste chão benzido pelos deuses da frouxidão e da pasmaceira; e da costa esbelta onde o mar vem desaguar uma salmoura apetecível em areias louras, tomadas pelo mel de meridianos sóis» (pág.11) deixando a apatia na firmeza insípida de uma calçada debaixo das solas; as cidades, os homens, a vida e a morte repetem-se nos tempos e espaços, e ficariam reduzidos à banalidade de acontecimentos, ou na memória restrita dos afectos, não fosse um relato artificioso capaz de os tornar espantosos ou, se não tanto, um pouco mais peculiares.
Estórias de Lagos & Arredores pode ser um livro aberto ao leitor para que acrescente ou permute memórias, para mim é acima de tudo um narrar de bom ouvido e um consequente prazer de leitura, pelo que poderiam ser Histórias de ateoP odalaC & arredores.

Comentários

Anónimo disse…
Preciso deste livro, a ver se vou ali bater a uma certa porta...
ND disse…
:) deparei-me com ele (o livro)entre um saco de paposecos, um frasco de aromático vinagre, e um verde de alface, num supermercado. 'Supermercado de bairro', como se costuma dizer. E agora ouço-te, arion, dizendo: há gente com sorte!
... disse…
Amigo

Vim retribuir a visita.
Deixo-lhe um blogue interessante que deve vistar :

agloriadomundo.blogspot.com

Cumprimentos.
vieira calado disse…
Obrigado Nélia, pelo teu comentário.
Curiosa a maneira de reescrever o meu nome. Ou pelos menos, como sou conhecido.
Dad disse…
Ol� Vieira Calado,

Obrigada pelo coment�rio deixado no momentos de luar.Fartei-me de rir pelo que escreveu, pois a minha ingenuidade e falta de cultura em astronomia, levaram-me a crer que seria poss�vel...

Enfim...c'est la vie...

Os seus blogs est�o fechados ao p�blico e como eu sou p�blico n�o consegui l� entrar.

Gostava de ter o seu livro. Pode-se comprar onde? Na C�mara?

Aguarda a sua resposta.

Abra�o desta sua conterr�nea.
vieira calado disse…
Dad, não sei o que quer dizer com "os seus blogs estão fechados ao público".
Quanto ao livro, eu não sei se já estará à venda na Câmara, que foi quem o publicou.
Obrigado pelo seu interesse.
Anónimo disse…
Obrigado por Blog intiresny

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo