SÃO JOÃO RESSUSCITADO PELO FOGO

ABERTURA DAS FESTAS DE BARÃO ESTA 6º FEIRA, 22, 19H NO ADRO DA IGREJA


Quando Ana Kanto resolveu criar a sua peça para a exposição ARTISTAS DE BARÃO, utilizando a mais antiga forma que se conhece de cozer barro, logo senti que ali estava o momento simbólico do evento.
Quando pelas 19 horas desta 6ª feira , perante muitos convidados e muito público, o São João for retirado do bidão onde foi cozido em serradura desde as sete da manhã, é como se tivesse sido ressuscitado pelo fogo.
Ele que era da água ("baptizarei pela água mas virá outro que baptizará pelo fogo") conhecerá a ressurreição que incompreensivelmente não conheceu na altura. E de quem precisava mais o cristianismo, para a sua propagação, senão dele, o homem entre os homens? Tenho para mim, que isso se deveu ao facto da ressurreição de um homem decapitado envolver muito mais problemas técnicos do que se for de um crucificado ( vidé peça de minha autoria " são joão ressuscitado por serralheiro marxista").
Vejo duas tentativas do cristianismo: a primeira deu no estado do vaticano a segunda deu no estado soviético. (não esquecer que, conforme apontaram pensadores e filósofos, comunismo assemelhava-se a uma continuação do cristianismo - nada de admirar não fôra Marx também judeu.
Não é difícil prever uma terceira tentativa.
São João, o homem entre os homens, ao contrário de seu primo, Deus temporariamente entre os homens, ressuscitará e veremos finalmente o triunfo do cristianismo. A vinda do Espírito Santo.
Porque os tempos são de fogo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo