ARTISTAS DE BARÃO DESISTEM

ROUBO E VANDALIZAÇÃO



Um quadro roubado em plena luz do dia, as ovelhas desta instalação arrancadas, tudo isto dois dias após a inauguração desta exposição.
Muitos artistas em solidariedade com os seus colegas atingidos, aprestam-se para retirar as suas obras.

A arte em geral, considerada por muitos e muitas vezes, como uma terapia para a alma humana, e nas mais extremas condições como o último reduto da sobrevivência, aquilo que nos pode elevar para além desta difícil existência, não escapa às pulsões dos que se realizam tiranizando o que podem  à sua volta.
Precisamente, quando muito urgente se torna para a nossa sobrevivência pessoal e colectiva, erguermos e realizarmos coisas que nos façam sair da descrença e do declínio anímico, mais se abrem os portões aos aprendizes de tiranos.
É  muito provável que o homem esteja muito longe de ser bom de raiz.
Acredita-se que a educação e a vivência em comunidade e o exemplo dos que procuram elevar a espécie, sirva para humanizar aquilo que desconhece de nascença a paz e o respeito para com o semelhante.
As forças criadas para proteger os inocentes, vêem-se impotentes numa sociedade incapaz  de impor-se pelo exemplo, as inocentes ovelhas não sabem como defender-se e são aprisionadas ao medo e ao silêncio.

Comentários

OutrosEncantos disse…
começa a ser assustador o clima de violência que se vive de norte a sul desta tão pequena e até não há ainda tanto tempo, tão tranquila.
perdeu-se a noção dos valores. como é possível?!
lamento, muito, a vossa perda.
que seja possível fazer-se justiça.
abraço.
alonso disse…
de uma maneira ou de outra acabamos todos de ser da mesma maneira , esta minha vivencia aqui no Harlem ensina-me que humanos somos todos e temos muitas replicas em que se torna dificil projetarmos a nossa personalidade que deixa de ser individual e passa ao coletivo.... aqui começa a diferença dum meio grande para um meio pequeno .e nesta refleção afirmo convicto que por metro quadrado há mais loucos desordenados do que nesta metropole imensa. em relação as obras acho que deviam ficar vandalizadas para servirem de reflexão a quem praticou o vandalismos e ao mesmo tempo eliminar pretenciosos vandalos . afinal tudo cá fica ! neste planeta ..claro !
francisco disse…
Nada de novo. A Arte sempre foi LUTA. Não desmoralizem. Converter mentalidades é uma cruzada permanente.
Maria de Fátima disse…
uma pena que seja desse modo e mais ainda numa aldeia onde se pensa ser ainda puro o pensamento e digno o gesto
alonso disse…
que pena , nem cheguei a ver as pe ças . a Ana mandou montes de fotos mostrando só os intervenientes .daqui pareceu-me estranho , mas enfim........
deodato santos disse…
ai as arritmias.
pois é francisco mas não devia ser luta.
por outro lado, parafraseando o Comandante, mais vale morrer no campo da luta do que enfraldado nos lares de velhos.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo