e muros carregados de arte no centro histórico de Lagos
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deodato santos disse…
os cafelos caidos no Edificio dos Ricos tiveram origem - e diversos comentadores já o demonstraram - no desgoverno dos reformados e funcionários públicos de classe média e nos pobres.
como, num grafiti actual, pode aparecer um inquietante elemento pertencente a uma fórmula ameaçadora deixada por um escravo, possivel oficiante de cerimónias pagãs? atribuindo-se a ela a destruição de 1755, que significado atribuir ao ressurgimento daquele inapagável e indestrutivel simbolo de maldição? a contemplação prolongada da fórmula pode conduzir, segundo alguns estudiosos, à corruptora incapacidade de perceber a diferença entre os rituais pagãos invocando o mal e os outros invocando o bem. ( in decadência do centro histórico de lagos)
......... FIGOS :: LAMPOS ....................................................................................................... Aí está a época do figo! O figo! Esse, assim chamado fruto, filho da Ficus Carica , da família nobre das Moraceae . Na verdade, em termos botânicos, o figo é um receptáculo de flores, não propriamente um fruto, a que dão o nome de síncone. Dizem que já na Idade da Pedra eram apreciados e cultivados por cá, embora sejam originários da Mesopotâmia, Pérsia e zonas arábicas voltadas para o Mediterrâneo. A figueira, nesses tempos, era considerada uma árvore sagrada, talvez porque foi com folhas de figueira (abundantes na região), que Adão e Eva tapavam as suas vergonhas!... Eurico Veríssimo, um grande escritor brasileiro, comenta, a este respeito, que a fruta do Paraíso tinha de ser o figo, não a maçã, e que ao desobedecer a Deus, os fundadores da Humanidade, perderam o paraíso, mas ganharam a mortalidade e o sexo, e inauguraram a indústria do vestuário! Na reali
figos lampos de S. João
Já lá vai o tempo em que era comum iniciar o dia comendo figos secos e bebendo aguardente. Era o mata-bicho, em uso na serra, no barrocal, e no litoral algarvio. Estas infrutescências doces, muito nutritivas, a que chamamos figos, comidos secos ou frescos, tiveram uma importância crucial durante um longo período da história da humanidade e, na parte que nos toca, grande impacto na economia dos povos mediterrânicos. Os figos são ricos em açúcares (glucose, fructose e sacarose), que atingem 20% do seu peso em fresco e 60% em seco, pelo que sempre foram uma produção de valor. A figueira, árvore de exterior, dá-se bem nos climas temperados sobre terrenos fundos de origem calcária. Existem dezenas de variedades de figos, sendo mais adiantados os orjais , os lampos , os marquese s e os pedrais , e mais tardios os sufenos .
figueira lampa
Da longa lista de variedades existentes no nosso país, encontramos facilmente referências das seguintes: algarve, branc
“ Sou desmesuradamente exigente para com a arte: desejava que ela trouxesse uma resposta. Senão para uma pessoa pelo menos para a humanidade. Por isso nunca me atrevi a chamar-me artista: certa vez chamei-me figurinista, porque faço figuras, hoje nem isso ”. Perceber, à conversa, quem é o Deodato artista, não é fácil. Não só porque é sempre difícil reduzir a palavras simples a obra, o sentir e o pulsar daqueles que operam no universo das artes como é difícil interpretar a sua mensagem em linguagem corrente. E talvez deva ser assim, porque se fosse fácil esse diálogo e esse entendimento, ficaria desmobilizada a manifestação artística por desnecessária. No fim de contas, será mais clara e precisa a obra artística do que as palavras da entrevista. Da entrevista possível, com poucas perguntas e mais desafios, deixamos o excerto da digressão do autor ao sabor da sua plena liberdade. Deodato Santos veio cá parar “via nascimento”, em 1939, como ele próprio referiu, portanto é lacobrigense de
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como, num grafiti actual, pode aparecer um inquietante elemento pertencente a uma fórmula ameaçadora deixada por um escravo, possivel oficiante de cerimónias pagãs?
atribuindo-se a ela a destruição de 1755, que significado atribuir ao ressurgimento daquele inapagável e indestrutivel simbolo de maldição?
a contemplação prolongada da fórmula pode conduzir, segundo alguns estudiosos, à corruptora incapacidade de perceber a diferença entre os rituais pagãos invocando o mal e os outros invocando o bem.
( in decadência do centro histórico de lagos)