Tema: Lagos

Há seis meses participei num inquérito interessante, realizado no âmbito de uma graduação académica superior, por parte de um nosso concidadão. O trabalho tem por título “O Marketing Territorial e a Análise da Imagem do Concelho de Lagos”.
O seu autor, fez agora chegar àqueles que participaram no Inquérito (193 residentes espalhados pelas seis freguesias), as “Principais Conclusões da Investigação”, em duas páginas, de onde extraí estes aspectos que nos dão uma ideia do modo como vemos a nossa terra.

Assim, para os lacobrigenses:
- Torna-se necessário um cada vez maior envolvimento da população nas tomadas de decisão sobre os assuntos do território.
- O desenvolvimento das freguesias do concelho é dispare. Não existe por parte do município um real esforço para melhorar as freguesias do interior porque o desenvolvimento do território apenas se restringe a 3 das 6 freguesias do concelho.
- A cidade apresenta-se como sendo “calma” e “bela”, mas também é qualificada como “adiada”, “desagradável”, “desinteressante” e “adormecida”.

A expressão de uma Lagos ideal exige, na opinião dos inquiridos:
- A promoção de eventos culturais de peso no território durante todo o ano e não apenas durante os meses do verão.
- Uma comunicação, uma publicidade e uma promoção eficaz do território, funcionando como factor de desenvolvimento e conduzindo à satisfação e a um pleno sentimento de pertença e de orgulho em relação a Lagos.

Meu comentário final: Para além da pertinência das causas apontadas pelos inquiridos - que só parcialmente concordam com as minhas -, e sem ser detentor de certezas no que toca às soluções recordo aqui as que então apresentei. E se não tenho certezas nas respostas também não sei se as questões colocadas são as mais adequadas. Não sei, simplesmente.

Como combater a sazonalidade do concelho de Lagos? Diversificando as áreas de actividade, quer dentro do Sector dos Serviços, quer incentivando actividades que envolvam mais pessoas (incentivos na área dos benefícios sociais, na isenção de taxas e licenças, etc). Insistindo nas parcerias com os concelhos vizinhos a fim de desenvolver projectos de escala sub-regional. Promover e realizar, ou co-realizar, grandes eventos desportivos – sobretudo ligados ao mar – ou comerciais.

Qual a melhor forma de atrair potenciais investidores para o concelho? Facilitando a sua fixação e sede fiscal, reduzindo a carga da fiscalidade. Procurando parcerias no exterior. Fomentando e facilitando o surgimento das micro-empresas e, sobretudo, dos profissionais individuais. Para isso é necessário investir em formação profissional e numa acção de prospecção/divulgação de negócios emergentes e potencialmente adaptáveis à realidade local.

Qual a melhor forma de atrair turistas para o concelho? Transformar cada cidadão, ou pelo menos uma quantidade considerável de cidadãos, em agentes de promoção do produto “Lagos”. Para isso é necessário manter uma acção pedagógica e informativa permanente acerca dos nossos produtos e os nossos valores, junto dessa massa de cidadãos que podem, no seu ambiente profissional e no seu círculo de amigos, nas suas viagens ou navegações na Internet, promover Lagos enquanto destino turístico.

E vocês, o que dizem sobre estes assuntos e sobre Lagos?

Comentários

vieira calado disse…
Sem uma Universidade

nunca se vai longe,
éf disse…
hehehehe...ó meu amigo, as universidades de hoje são mais mercearias de "canudos" do que catedrais do saber. Mas reconheço que uma boa "loja universitária" (uma frequentada por muitos clientes) constituiria um excelente sustentáculo económico para uma pequena cidade como Lagos.

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