dúvidas

E nem eram dez horas. Vinte e duas, preciso. Nem se esvaziara, triste, a garrafita de tinto. Triste por mal amada: passada de mão em mão, sem nem olhá-la, sem lhe saborearem, no devido gustativo, o paladar.
Comiam em garfadas comedidas, um ensopado de duas enguias, meia dúzia de sardinhas e umas postitas de safio, ainda menino, a ver pela grossura da posta cozida em caldo apaladado. Gostoso o molho. E em quantidade, de molde a cobrir, uma, duas, e houve quem alinhasse três fatias, do pão torrado, no prato .
E havia as batatinhas com casca.
Batatas gostosas nadando, despeladas pelos dedos de uns, que os houve, ou por outros, mais delicados, em golpes certinhos da faca e do garfo. E as batatitas aguardavam na travessa que as colocassem, despidas, no molho da caldeirada. Ou ensopado, como vos aprouver.
Eram menos da dúzia, os comensais em volta do repasto num jantar banal (disse blogal?!) e nem eram dadas as dez, e na travessa sobravam batatas com casquinha, batatas ainda não peladas, esperando que as ajuntassem ao abundante e apaladado molho em que os peixes eram, talvez, mais um ou dois além dos já citados. Talvez...
Era assim que se comia um ensopado de duas enguias (frise-se a quantidade que condimenta o prato).
E vem o facto: as batatas que se embebedaram, as que restavam na travessa naquela hora, dez de sábado.
Embebedadas à força por carinhosa mão, desejosa de as ver antes dançar de estonteadas do que emboladas e sem casca que as proteja do quente e do vermelho do tomate e do pimento, no molho, azeitado, das enguias e outros peixes.
Ficou a travessa parecendo um lago onde se tivessem degolado algum ser de sangue quente. Não era o caso das batatas envinhadas no tinto que as vi, satisfeitas, conversando
No fim do repasto, quando se tiravam em arrumos, copos e pratos, em voz entaremelada, dizia-se:
- que grande bebedeira!

Ficámos sem saber se foi algum dos convivas mais fraco em emborcar da garrafita, se uma das batatas enquanto nadava no tinto.
Dúvidas…
NOTE:qualquer relação com ISTOé pura coincidência!

Comentários

éf disse…
Eram só duas? Essa agora. Aposto que toda a gente comeu enguias. No plural, sim, que só eu comi umas quatro. Ou seriam batatas? Seriam batatas disfarçadas de enguias?
Essa agora?! Duas só?
Será que as batatas são como certos répteis e só parecem batatas quando de barriga cheia - infladas por petisco suculento ou líquido dilatador -, e de barriga vazia são...enguias?

Afinal, a caldeirada era de enguias ou batatas?

:|

lá entro eu noutra dúvida existencial
Anónimo disse…
Está brilhante, este texto! LOL
Anónimo disse…
Parabéns! Muito bom! Esperamos que as enguias e as batatas também tenham sido igualmente saborosas...
;)
vieira calado disse…
E quando é que entra em cena a cena do pé?

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo