FRAGMENTO



Este fragmento pertence a um postal antigo, do princípio dos anos 40. Aparentemente parece não ter nada de particular. No entanto, o verso, a parte ilustrada, trás uma revelação interessante. De notar que foi impresso na Tipografia Lacobrigense, ainda hoje exitente e que foi publicado pelo Café Portugal, infelizmente já desaparecido. O resto da história virá a lume, um destes dias, da parte dum outro colaborador deste blog.

Mas aproveitei o ensejo e decidi informar-me um pouco mais, sobre postais ilustrados. Fiquei a saber que para comemorar o 5º centenário do Nascimento do Infante D. Henrique, em 1894, foi posto a circular o primeiro postal ilustrado. A impressão foi feita em cartolina camurça, cor rosa velho. Ao contrário do que hoje acontece, o endereço devia ser escrito na parte ilustrada do postal. Aí estava uma gravura representando o Infante, junto de alguns símbolos marítimos, relacionados com as Descobertas. Todo o verso servia para escrever o texto. Já trazia afixada uma taxa de 10 reis, para circular em Portugal e Espanha. Para outros países, era necessário afixar selos de diferentes valores.

Comentários

Acilina disse…
Tipografia Lacobrigense... é a mesma que imprimia o Jornal de Lagos. Há muitos exemplares arquivados no Museu, na Igreja de St. António.
Fui lá encontrar o de 15 de Abril de 1950, que fala no meu nascimento (que honra!) "No passado dia 21 de Março teve a sua delivrance..."
Pode ver-se aqui: http://members.virtualtourist.com/m/23d50/45ec2/4/

Engraçado reencontrar estas antiguidades...
Também tive a mesma honra, de ser noticiado o meu nascimento (em casa na R. Cardeal Neto), na edição do Jornal de Lagos do dia 15 de Agosto de 1966.
Hoje ninguém nasce em lagos e tampouco é noticia.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo