WINIBIBLI

WINI: a notícia e o café



VIEIRA CALADO

poeta




ÚLTIMA HORA

 

Sucedem-se as notícias de próximos cataclismos provocados por pedregulhos vindos do Espaço.

Segundo os antigos astrólogos Maias, a Terra seria praticamente destruída no dia 21 de Dezembro de 2012 (a data do equinócio). Seria responsável por esse acontecimento apocalíptico, um planeta vindo dos confins dos céus, e que deveria chocar com a Terra.

Muita gente acreditou. Mas nada aconteceu. E nem poderia acontecer, sem o conhecimento prévio - anos, provavelmente -, dos astrónomos.

Agora, sabem e divulgaram esses mesmos cientistas – que é quem sabe desta matéria -, o asteroide 2012 DA14, irá “roçar” o nosso planeta, no dia 15 de Fevereiro, a uns meros 34.500 km de altitude e a uma velocidade duns 7 quilómetros por segundo! Passará aquém dos satélites geoestacionários – os que têm por missão encaminhar as mensagens de telemóveis, para todo o mundo.

Mas logo os astrólogos, os bruxos e os ovnilogistas voltaram à carga para augurar um grande cataclismo na Terra, pois – dizem – os astrónomos estão a mentir-nos. O mesmo tinha acontecido em 1986, aquando da passagem do grande cometa Hale-Boop. Segundo esses arautos da desgraça, os extraterrestres (ou os deuses…) estão muito zangados com o que se passa por cá, e isso é um aviso.

O meteorito tem uma envergadura duns 45 metros e uma massa de 120 mil toneladas, sendo, portanto, muito pequeno. Mas se chegasse até nós, produziria um impacto da mesma ordem do que sucedeu sobre a tundra siberiana, em Tunguska, no início do século 20. Aí, o que aconteceu foi catastrófico: arrasou milhões de árvores, matou rebanhos de renas a centenas de quilómetros e causou uma nuvem de poeira muito densa que deu a volta ao mundo. Na noite seguinte, lia-se o Times, à noite, em Londres, por efeito da reflexão da luz solar – segundo relatos da época!

Acontecimentos como o que teve lugar na Sibéria, não são frequentes. Mas não terão sido tão raros, no passado, podendo acontecer a cada milénio. Nos séculos anteriores, não havia adequados meios de detecção e comunicação e - não nos esqueçamos -, ¾ da Terra são oceanos e há muitos e enormes desertos.

Esquecendo propositadamente – sabe-se lá com que intenções… - ou negligenciando estes dados, muitos incautos ou ignorantes são levados a pensar que a época que vivemos é perigosa, para muito pior, nesses domínios.
Mas não há nada que, astronomicamente, indicie que seja diferente das anteriores mais próximas, ou seja, milhões de anos.
                                                                                         
                                                                                   
BIBLI  - biblioteca JULIO DANTAS


a frase


O objectivo profundo do artista
é dar mais do que aquilo que possui"
Paul Valéry







Comentários

REJO MARPA disse…
São pedregulhos que chegam do chegam do espaço, são espaços atingidos por pedregulhos, e, são os próprios dos "Pedregulhos" a alimentarem e a alimentarem-se dos espaços... Ainda asim, continuam a confundir, Astrónomos, co Astrólogos e afins. Enfim...
Por isso, mais digo: O que nos deixa como frase, aplica-se a si na perfeição... Parabens, um abraço e bem haja...
vieira calado disse…
Olá, como está?
Os astrónomos não ficam confundidos com pedras de uma ou duas centenas
de metros... Têm coisas mais difíceis pela frente.
O povo é que pode ficar apavorado graças aos bruxos e astrólogos...
Um forte abraço!
REJO MARPA disse…
O Povo e não só...Os próprios dos
"pedregulhos"...Mais uma vez obrigado pela noticia, mas muito
principalmente pelo comentário.
Fico à espera do próximo, porque aprender não custa, basta querer e
saber escolher onde...
Um abraço!

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo