DIÁLOGOS LIDOS E TEATRO






DIÁLOGOS LIDOS

NO ATABAI - BARÃO DE SÃO JOÃO

E NO  TEATRO EXPERIMENTAL DE LAGOS

 

 

 
a partir do primeiro plano: Teresa M. de Mendonça e Conceição (de costas) Inge Wolff, Rejo Marpa, Vieira Calado, Domingos Pestana, Corinne Santa Rita, Rita Silva, Neusa Dias, Deodato Santos


Como para todas as coisas nesta época, também não se sabe qual o futuro do teatro.
Apenas se sabe que foi perdendo salas e espectadores (salas porque espectadores) mas também se sabe que não perdeu a sua inexplicável magia: a do espectador ter à sua frente em pessoa, o actor.
Shakespeare põe Hamlet a dizer que o actor não deve cair na tentação de ter como alvo da sua actuação, o agradar ao público. Mas sim, à figura ideal do espectador amante de teatro, mesmo que na sala seja hipotética a sua presença. É perante ele que responde.
Que o mesmo é dizer, perante si próprio, na exigência que a si deve.
Pode-se imaginar a hipótese de um actor representando para três pessoas, tantas como aquelas que vêm para ver a sua arte, que ele foi depurando e apurando, e que sentem nele, a autenticidade de quem não está tentando adulá –las, mas acompanhando-as na incógnita dos meandros da alma.
Por isso não haverá teatro, ou qualquer arte, sem poesia. E também não haverá a procura da poesia se os poetas cultivarem o caminho fácil de quererem agradar, de usarem os clichés cabotinos do imediatismo emocional ou do panfletarismo e voluntarismo de qualquer espécie.

É no actor, como parece ter sempre sido, que reside a atracção do teatro. Cabe ao actor criar o seu espectador.

 Diálogos Lidos, poderiam encontrar a comunicação característica do teatro, em pequenos grupos de amantes apreciadores, e de actores, respondendo a uma exigência latente de quem está farto do facilitismo noveleiro na televisão como no dia a dia.

 Nesta sessão do Atabai, agora no Teatro Experimental de Lagos a 19, 21h30, estreou-se a escrever diálogo Rita Silva, e o bem estruturado texto foi valorizado pela leitura interpretada de Neusa Dias. Esta apreciada actriz, que tendo iniciado a sua aprendizagem no TEATROFICINA da Escola Júlio Dantas, com Duval Pestana, viria a entrar no TEUC,  Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra. Depois de trabalhar com diferentes encenadores e formadores regressou a Lagos, integrando o  OMINED, num reencontro com Duval Pestana.

Comentários

vieira calado disse…
O safio frito é que era um pouco enjoativo...
Para o meu gosto, claro!
Mas a sessão foi bem boa...
deodato santos disse…
também acho. quer para a sessão, quer para o safio, a que prefiro a moreia.

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