Morreu o artista

(O artista enquanto jovem)

A 19 de Maio de 2007 postei neste mesmo blogue, esta mesma imagem.
Trata-se de um postal publicitário da Banda "IMPÉRIO JAZZ LACOBRIGENSE", à época.

Terá aproximadamente 70 anos e é uma "relíquia" minha.

No meio dos 5 músicos, o trompetista. Viria a ser meu pai e foi ele quem me deu toda a informação já postada.
......................................
Nunca lhe ouvi o trompete. Só as histórias dele.
Que era único, dizia.Que o distinguiria sempre, aquele de entre todos se o ouvisse soar. E, mesmo assim, que soaria sempre diferente se soprado do seu próprio sopro. Que o identificaria entre mil, se o voltasse a ver. Que o vendeu por 700 escudos numa época de tuberculose, isolamento e necessidade extrema.
Nunca lhe ouvi o trompete, mas as histórias dele adensaram-me a vida.
Um dia procurei-lhe o rasto, decidida. Procurei quem comprou e quem revendeu. Persegui-o até ao último destino, com ajuda de amigos. Tinha sido vendido como instrumento de 2ª mão, aquando da formação da Filarmónica do Cercal do Alentejo. Convenci-me que o encontrava e que lho devolveria, aquela representação de vida que só tão mais tarde se tornou minha. O Director da Filarmónica fez o que podia. A banda renovou. Instrumentos novos, de 1ª mão, e dos velhos nem se sabia o destino.
Pois é. Tinha-me quase esquecido. Passou muito tempo.
Perdido o trompete, procurei os outros 4 , esses do postal.
Uma ideia meia parva de reunir quaisquer sobreviventes...
...................................................................................................
Hoje morreu o último elemento da banda.

Tocou trompete .

Num trompete que nunca ouvi nem vi e existe em mim.

E sei que, de vez em quando, ele me irá soar...

Adeus.

Comentários

Babi M.S. disse…
linda, e triste, história...me apetece...suas palavras soam como as notas proferidas por tal trompete....mesmo nunca, por mim ou por ti, ouvidas...esse texto eu não li, eu ouvi...e como era bela a melodia!!!!

smack!
francisco disse…
Não conhecia essas história do trompete. Quando ouvir um pensarei nele. Que descanse em paz. E para ti, um abraço.

:(
Mena G disse…
Obrigada Francisco.
Estamos bem.
Quem raio é a Babi? Sabes?
Fátima Santos disse…
ora, Mena, a baby é uma seguidora do poeta
:)
A OUTRA disse…
Bela homenagem Mena, e uma história incrível!
É assim que se fazem histórias que por vezes dizem que é ficção...
Vou explorar...
Bj
Maria

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo