BOM DIA mundial da Fotografia

"Bom Dia" na Costa D'Oiro
-
A fotografia foi uma das mais marcantes invenções do século XIX. Não só porque veio libertar as artes plásticas e despoletar o aparecimento do cinema, anunciando a vasta panóplia dos meios audiovisuais de hoje mas também porque protagonizou profundas mudanças nas formas de relacionamento, documentou mudanças sociais e acelerou a dinâmica de uniformização cultural, prenunciando a Globalização.
No início do século XX, a profusão de imagens de paisagens, remotas ou urbanas, permite uma nova percepção do espaço, da sua geografia e das distâncias. O horizonte do conhecimento, logo as perspectivas culturais, artísticas e científicas, alargam-se. O mundo principia, então, a ser efectivamente conhecido.
As fotografias começam a substituir as palavras - nem sempre da melhor forma, raramente discursando ao mesmo nível -, e a imagem banaliza-se mercê da possibilidade que cada um passa a ter, de a poder fabricar, reproduzindo ou reinterpretando o real. A imagem liberta-se do feudo artístico e do controlo dos dotados, universaliza-se. Potencia e cria novas oportunidades artísticas mas, sobretudo, permite a cada um a possibilidade de construir ícones, ainda que com maior ou menor criatividade. E fixa, congela permanentemente o rosto, os rostos de gente próxima ou distante, estabelecendo padrões ou revelando traços exóticos, ampliando a aceitação da variedade humana. Esta é a grande revolução que a Fotografia opera, ao permitir o registo do retrato de cada cidadão, de todos os cidadãos indistintamente, sejam ricos ou pobres. E assim estabelece uma nova dimensão da identidade e das técnicas da identificação. Com a Fotografia, o homem aproxima-se do mundo em que vive e, simultaneamente, do seu semelhante.

Comentários

Belíssima foto!Entre as nuvens de algodão os rochedos e todo este mar...energia e inspiração!
Abraço e parabéns pela escolha de postar!O blog está lindo!!!
vieira calado disse…
Já vi dias melhores...

Vejo algumas nuvens no céu...

Abrç
francisco disse…
Tinha começado o artigo mas não consegui acabar a tempo de inserir na data da efeméride.

;)

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo