a cidade do meu desejo (III)




Se eu pudesse um dia chegar numa automotora...
Se eu pudesse, dependurava em cada janela os dias que não passei chegando, aos solavancos, namorando-te assomada numa janela.
Só uma automotora, muito velha, me poderia levar de volta ao feitiço de regressar, deslizando e aos solavancos e, devagarinho, sentir o tudo aquilo que não sei, ainda hoje, descrever.
Se eu pudesse, assomaria, um a um, todos esses dias na janela de uma automotora gingona de apressada, para me fazer olhar de dentro dela a minha terra.
Chegaria, então, pela tardinha ou tanto faz de manhãzinha ou ao pino do meio dia, com sol ou com chuva morrinha.
Assomaria no estreito da janela, os olhos pestanejando sôfregos do sal e da paisagem. Os olhos se entreabrindo, abrindo e fechando, ao ritmo do coração batendo apaixonado, calmo, sedento e sereno.
Ficaria naquele quase transe de sempre, uma beatitude, um enlevo.
Ela viria dançando, aproximando-se encatatória, branca, passeando-se no tapete das dunas, arrastando o manto azul do céu e da baía.
Sentiria o iodo e o sal espargindo o corpo enquanto ela, descarada, despida de pudores, ficaria mais próxima e quase nua que o manto, raras vezes matizado de cinzento, deixaria, como em outros tempos, banhando as dunas.
Na proximidade, eu veria suas suaves colinas como se fossem seios.
Ai se eu pudesse chegar assim de manso numa automotora,!...
Se eu pudesse, sei que seria tudo igual como foi um dia.

Comentários

ND disse…
que belo texto, seilá! Bonito, muito bonito.:)
Dad disse…
Cada coisa que aqui leio só me traz muitaaaaaaaaaasaudade!!!!!!!
homoclinica disse…
Belo texto e bela foto a ilustrá-lo.
Também já lá cheguei de automotora... há muitos anos. Era um regalo começar a ver a meia praia, longa e azul ... infinita (quase), já a antever os belos dias de férias que me esperavam. Era eu adolescente e às vezes tinha férias de 3 meses. Belos tempos!
Lagos agora está muito diferente, mas as praias, o mar, os recantos das rochas, reconheço-os imutáveis e sempre belos.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo