Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2011

PARAÍSOS TURISTÍCOS - LAGOS

Imagem
GARANTIDO SEM INDIGNADOS - refere-se decerto á conferência internacional em que defini os habitantes de portugal, agrupando- os  em duas características principais: os que tendo dinheiro o põem lá fora e os que não tendo vão trabalhar lá para fora. - tendo concluído com muito agudeza de visão,  que na prática, isso equivalia a que os primeiros expulsassem os segundos. mas o que mais me impressionou foi a sua tese, segundo a qual, nas circunstâncias actuais o país não precisa de classe política. - é evidente. o programa que está a comandar o país, elaborado por misteriosas pessoas que se encontram por detrás de sonantes organismos internacionais, poderia ser executado com muito mais eficiência se deixassem trabalhar a estrutura orgânica e hierárquica do funcionalismo público. a presença da classe política só encarece e emperra a aplicação das medidas do programa. - não teme que os portugueses viessem a perceber que estavam a ser dirigidos por fora, que tinham perdido a sob

ARTISTAS - GIL MADDALENA

Imagem
 GIL MADDALENA a essência do instante foto inês silva - ccl mediterrânico, do sul de frança. antes de lançar-se com sua mulher na travessia do atlântico, vindos da bretanha, atracou a norte da lusitânia por uns dias. e foi ficando. hoje está instalado não longe de lagos cozinhando num forno solar por si construído, os produtos que cultiva na sua horta. o espaço em que adora trabalhar é nos palcos dos concertos onde procura o olhar o rosto um gesto ou a posição que o corpo do músico tomou, que evidencie que esse homem está noutro momento. é esse instante, esse relâmpago, que procura. é como se quisesse extrair da totalidade um instante que se possa agarrar. tirar do inatingível uma bóia de compreensão. que materializa com um gesto de linhas do lápis. as coisas nunca acontecem por acaso. ou sim. encontrei com o meu interlocutor umas respostas para questões que me andava a pôr sobre estas conversas. a essência do instante.  temos em comum o lápis.

PRÉMIO LITERÁRIO ZECA AFONSO

Imagem
foto f. castelo celebrar a civilização é celebrar o genocídio . a civilização justifica-se a si própria  pela curiosidade em vencer  o peso da atmosfera - a que o espírito não está sujeito - a mesma curiosidade que leva as baratas a conquistar os arranha céus. assistindo lasso ao retorno o velho do restelo nem reclamou a comprovada razão.  O HOMEM? PRÉMIO LITERÁRIO ZECA AFONSO para alunos do 3º ciclo do concelho de lagos  entrega até final 1º período

ARTISTAS - JANET BROWN-MEALHA

Imagem
O QUE PARA UM  É ARTE  PODE NÃO SÊ-LO PARA OUTRO foto inês silva ccl em Janet Brown-Mealha aprendemos a apreciar sobretudo a cerâmica imaginativa inspirada na história e nas lendas da sua Escócia natal, a que já se juntaram algumas incursões nos hábitos portugueses, tratados com humor, e que pode ser admirada na loja frente à Escola de Música. agora, para a Mala, que inaugura a 29 de outubro, vai apresentar uma faceta menos conhecida das artes que domina, todas elas estudadas ainda antes de rumar a sul. trata-se de aguarelas e através delas pode notar-se que são o desenvolvimento de certas composições decorativas já patentes em peças de outra fase. em todo o seu trabalho, e agora também nestas aguarelas, é bem visível a marca meridional, fruto decerto da viagem de estudo à Grécia (esse berço da civilização europeia cuja vitalidade e orgulho de ser ainda hoje nos espanta)  em final de curso.

Paraíso chamado Meia Praia

Mora aqui ao meu lado um "paraíso" a que chamam Meia Praia. Que é nosso... não deve ser penhorado! Terá o mesmo destino que teve a Praia do Porto de Mós?

Noite Poética em Barão de São João

Imagem

POESIA EM BARÃO

Imagem
  ESTA 6ª FEIRA tal como a Figueira da Praia da Luz o FIGO SECO DE BARÃO, a realizar em novembro, em data a anunciar, também já tem uma figura que o representa. será apresentada esta 6ª feira, 14, 21h30, no café BZARANHA, onde os produtores de poesia vão realizar uma sessão livre, ainda não sujeita ao tema do figo seco. dois deles, maria da fátima e deodato santos, desdobram-se, pois estarão a apreciar  as obras que alonzo irá inaugurar na sua exposição na moldopolis, às 19h. dirão peças de sua autoria. em resposta, o artista da casa amarela, na freguesia de barão, irá com seus familiares e acompanhantes assistir e aplaudir os poetas.

UM POEMA À CIDADE

Imagem

POESIA EM BARÃO - BZARANHA

Imagem
foto f. castelo acordei compreendendo o porquê da criação do homem:  quando um homem pratica suicídio deus tem a momentânea e fugaz  ilusão de se libertar da eternidade: deus criou o homem para este fazer o que ele não pode: sem o homem ele não aguentava a eternidade. prémio literário zeca afonso para alunos do 3ºciclo de lagos: o que é o homem   envio das obras concorrentes até final do 1º período ALONZO expõe esta 6ª feira, 14, 19 h, na Moldopolis   próximo do hospital são gonçalo. alonzo é casado com a Graça , que ofereceu os figos para "figueira da praia da luz" e que fará provar estrelas e doce de figo em novembro, no Figo Seco de Barão. alguns dos poetas de "5 poetas de lagos" irão intervir na abertura da exposição, e depois seguem para Barão de São João, onde no BZARANHA se apresentarão em sessão marcada para as 21h30. estacione junto do cemitério e suba a rua da igreja até quase ao fim à esquerda. vieira calado, maria de fátima, santa rita, f

E Viva a República!

Imagem
Segundo o DN a Presidência da República custa 16,5 milhões de euros por ano (45 mil euros por dia). Dinheiro que, para além de pagar o salário de Cavaco, sustenta ainda os seus 12 assessores e 24 consultores, bem como o restante pessoal que garante o funcionamento da Presidência da República. A juntar a estas despesas é dispendido, ainda, cerca de um milhão de euros para pagar pensões e benefícios aos antigos presidentes. Os 16,5 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam Cavaco Silva entre os chefes de Estado que mais gastam em toda a Europa. E o que diz disto o nosso Presidente? Aníbal Cavaco Silva: “os sacrifícios são para ser ‘distribuídos’ por todos os portugueses”.

Tiradas pelo Silvestre

Imagem

LAGOS E A FUSÃO DE AUTARQUIAS

Imagem
foto f.castelo é tão perceptível a presença do irreal no real como perceptível é a presença do real no irreal: o que nos leva a concluir que ambos são o mesmo: o que nos leva a ter que admitir que não só tudo o que nos envolve é o encontro de ambos como nós próprios o somos. saciou-se com a peça de caça e três fêmeas da tribo e  sonolento   deitado sob a árvore observou o descer em para-pente de uma folha: nascia a arte. no extremo do acampamento os machos vencidos roíam as unhas e masturbavam-se: nascia a revolução. ( prémio literário zeca afonso para os alunos do 3º ciclo de lagos: o que é o homem ? não se trata de ir ver o que os pensadores e os cientistas têm dito: é aquilo que tu achas ser o homem. até final do 1º período. vieira calado, maria de fátima, madalena luz, santa-rita, deodato santos, (que dirá 3 poemas de francisco castelo) estarão no café BZARANHA, em barão de são joão, cimo da rua da igreja, à esquerda. 14 de outubro às 21h30) .

A Razão de Lagos

Poucas cidades portuguesas têm um passado tão rico como Lagos, uma cidade cuja vocação para o turismo de pé descalço remonta a 2.000 anos A.C., altura em que um labrego de um celta chamado Brigo decidiu acampar perto de um lago acabando por ficar por lá a viver em pecado com os seus homens... (texto integral aqui)