nem mestre /nem aluno



 o artista e a cultura
cultura cosmopolita
cultura local
espírito do local


 1- CULTURA COSMOPOLITA

É das grandes metrópoles que são ditados estilos e modas, também as da cultura, cada vez mais geminadas e englobadas na indústria global do entretenimento,

Quem tem acesso a frequentar a cultura cosmopolita tem uma maneira própria de pronunciar Londres e Nova Iorque, descrevendo provincianamente extasiado, que em todo o lugar e a cada momento, aí se passam coisas que enchem o espírito.

São incultos e não civilizados aqueles que não vão regularmente banhar-se em cultura a Londres e Nova Iorque.

São progenitores desconsiderados e infelizes, aqueles que não levam a sua progenitura à disneilandia.

 Dirigindo as empresas que ditam padrões preços e topes das estrelas culturais e artísticas, encontrar-se-ão weinsteinianas e berárdicas figuras.

A cultura cosmopolita é exibicionista e tende a uma visão unificadora da duvidosa estrutura evolucionista da espécie humana no espaço aberto do universo.

É uma descomunal mania das grandezas autodenominar-se cosmopolita como se houvesse comparação possível com a dimensão cósmica. 

(quando no passado mês de junho, na abertura da exposição Artistas de Barão, apresentava uma das peças representativas de A Civilização do Sequeiro, tema que estava a tratar, referi que nela estava a primeira experiência de utilização de cores feitas com terra de Barão.
Depois daí a experiência continuou, paralelamente com outro tema que nesse dia ficou implícito: CULTURA COSMOPOLITA   CULTURA LOCAL   ESPÍRITO DO LOCAL.
Hoje, 9 jan. começa com a 1ª parte a que se seguirão as duas outras de modo a chegar até aos dias 24 e 25, duas sessões das 18 às 20 h, em que serão apresentadas 14 peças pictóricas no Centro Cultural de Barão São João).

2ª feira UNIVERSIDADE DE LAGOS nem mestre /nem aluno
o artista e a cultura
2-cultura local

foto inge wolff
clicar na foto uma e outra vez
                  

8 janeiro 20
anunciando CORES DE BARÃO, pintura com terra da mata de Barão de São João a ser apresentada em duas sessões a 24 e 25  janeiro entre as 18 e as 20 horas no Centro Cultural de Barão de São João.
agradecimentos à Livraria Ria Formosa, em Lagos.







                          leonorana

O risco que corre a biodiversidade encontra paralelo na diversidade cultural. Não é por isso novidade que tantos trabalhos no domínio cultural e artístico estejam em sintonia com os movimentos cívicos globais para a consciencialização climática.


Lançamento da revista Leonorana #3 climates/climas — 29 de Janeiro de 2020, quarta-feira, às 18:00h

Apoio e local:
Campo Aberto - associação de defesa do ambiente
Rua Santa Catarina, 730-2.º andar, Porto

Com a presença de Isabel Carvalho, Márcia Novais e Catarina Rosendo da revista leonorana #3, pela Campo Aberto, Jorge Leandro Rosa











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo