COMANDANTE DEODATO
o geostratega
 

SALVÉ TENENTE CALADO
HERÓI DE LAGOS SALVA HONRA DE PORTUGAL

Aprestavam-se três energúmenos marinheiros, convictos de estarem agindo ao abrigo das suas obrigações de ocupante (tal como outrora o seu antecessor Chicodrake) a violar uma jovem lacobrigense, quando, regressando ao quartel após a ronda pela cidade, dá por eles, à altura da biblioteca Júlio Dantas, o tenente Calado, que fazendo jus à sua coragem logo os invectiva seguindo a eficaz técnica paralisadora usada em psicologia militar: venham cá camónes d’um cabrão.

ARROGÂNCIA

Na cegueira da sua arrogância riem-se do português os energúmenos e a ele se atiram ignorando que estavam perante um excelente espadachim que, com uma estocada que ficou conhecida por “estocada tenente Calado”, logo ali prostrou o mais raivoso dentre eles, tendo os outros três, acagaçados, fugido rua abaixo cagando-se pernas abaixo.

 A PLACA?

A placa alusiva desapareceu há muito da parede da biblioteca e, os poucos lacobrigenses que ainda subsistem, acham que devia ser colocada outra em sua substituição. Sobretudo depois da recente prova de vassalagem do PR perante a decrépita figura do decrépito império que, não poucas vezes nos atraiçoou, como foi o caso na Indía e em África quando tentávamos evitar que acontecesse à civilização aquilo que agora lhe está acontecendo.


A ESPADA?

A espada está nas mãos do primogénito Vieira Calado, que continua a congénita habilidade esgrímica do progenitor, desta vez com estocadas de poesia.



esta 5ªfeira há  SARRAJÃO       em  Poças de Theatro molhe os sapatos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo