bàrlaventzç


.
Barlaventos
 .
Poucos são os que vêm ao Algarve, que não queiram ver de seus próprios olhos, onde, aparentemente, tudo terá começado, no que respeita à grande balbúrdia das "muitas e variegadas gentes" que hoje se atropelam por essa Europa fora.
E foi assim que, naquele princípio de tarde estival, em plena Avenida dos Descobrimentos, um carro parou junto a um nativo – um velho pescador daqueles que logo prendem a atenção pelas feições encarquilhadas, tostadas do sol e dos levantes (provavelmente já sem barco… tramado pela referida balbúrdia que vai pelas europas).
O condutor simplesmente perguntou:
Sàgrez... Sàgrez?...
O bom do marítimo, chegando-se mais ao carro, repetiu, dizendo:
– Sagres?... – não fora ele ter entendido mal. Ele que nunca tampouco, tinha aprendido o que quer que fosse do celebrado inglês de praia.
Yes, Sàgrez – repetiu o estrangeiro.
Ná qu’ enganar! – apontou para a estrada e para as bandas de poente, levantando e baixando várias vezes a mão esclarecedora, como que a galgar a estrada.
Bàrlaventzç, bàrlaventzç... bàrlaventzç... Quatre xtradas... – deteve-se um instante, provavelmente para deixar que o turista memorizasse tão importantes palavras. E continuou – bàrlaventzç... bàrlaventzç... bàrlaventzç... bàrlaventzç... Sàgrez!...
Consta que, uma meia hora depois, o casal de britânicos chegou a Sagres, sem ter de parar pelo caminho para obter qualquer informação suplementar.
Mas, ao que também se sabe é que, três anos depois, quando regressaram a Lagos para mais um período de férias, a primeira coisa com que o inglês se preocupou assim que descobriu alguém que falasse inglês, foi perguntar-lhe:
–  What does it meanQuatre xtradas?…
.
em Estórias e Lagos & Arredores, ed. C. M. LAGOS



Comentários

José disse…
Boa Noite!

Amigo Vieira Calado, desde aqui da Via do Infante agora com portagens.
Gostei do Texto.

Abraço,
José.
vieira calado disse…
Eu acho que fez bem escrever esses versos à sua neta. Pode ser que ela, mais tarde, se entusiasme e comece, logo de tenra idade, a escrever versos!
Um forte abraço!

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo