COMEÇO DO ANO LECTIVO

 -
Chegou-me às mãos um texto que diz respeito à abertura dum ano lectivo dos anos 60, em Setúbal. O texto, em si, é elucidativo. Mas, mais interessante se torna se levarmos em conta que ele refere um professor que leccionou em Lagos, na antiga Escola Técnica e no extinto Colégio Gil Eanes: Zeca Afonso!
.
Vale mesmo a pena ler o texto integral aqui.

Comentários

deodato santos disse…
um pedagogo nato. aqui em lagos disse-nos para fazermos uma redacção em casa que leríamos na aula seguinte. quando cada um tinha lido a sua disse-nos que também tinha escrito uma coisa e leu-a. propôs uma votação, ele incluído, o meu trabalho foi o mais votado. disse-me que eu era um escritor, e em Poesia Portuguesa do Pós Guerra, Ulisseia 65, lá estamos os dois. ele com os Vampiros e Menino do Bairro Negro, eu com A Cidade Cercada, A Fome Descia a Calçada, Se Tivesse Pão, Ombro a Ombro. também lá estão uns tais O'Neeill, António Gedeão, Mário Henrique Leiria, Natália Correia, José Saramago, Manuel Alegre, Ary dos Santos, Sofia Andresen, Ramos Rosa , Cesariny... enfim.
que eu tinha jeito para a especulação filosófica e que me ajudaria a pagar os estudos.
moçambique para ele, europa para mim, encontro sem surpresas na luar.
quando achou que a luar era uma traição quis fazer outra coisa. muita gente se lhe juntou algures no alentejo, onde falou da ideia. considerei que a coisa não tinha sentido e pouco a pouco aquilo desabelhou. como acontece, o mestre é traído pelo aluno.
francisco disse…
Já conhecia, via Facebook. Acho que o li na semana passada. Um bom bocado de memória dos anos 60 e do Zeca Afonso (que não conheci).
francisco disse…
http://frenesilivros.blogspot.com/2010/12/poesia-portuguesa-do-pos-guerra-1945.html

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo