LAGOS, GRAVURA MUITO ANTIGA


A fotografia foi-me enviada pelo amigo blogista lacobrigense José Santos,
que a encontrou numa revista muito antiga: PANORAMA


Comentários

francisco disse…
Esta Gravura pretende reproduzir Lagos no séc. XVII. Foi, de facto, publicada na Revista “O PANORAMA”, Nº 45 de 5 de Novembro de 1842 - 2ª Série Vol. 1, Página 353, e daí para cá reproduzida em vários livros sobre Lagos.
Porém, num deles, recentemente publicado em Lagos, a imagem foi obtida, sob licença, do exemplar da gravura (original?) existente no Arquivo Municipal de Lisboa.
Para melhor compreendermos a origem da gravura atentemos no que é dito na página 210 do Nº 27 da mesma revista, respeitando à proveniência desta gravura e de uma outra de Silves: “…o nosso desenho, copiado de um álbum, feito ao que parece no fins do século 17…”.
Este “feito ao que parece” com a fragilidade da certeza assim evidenciada bem como a tipologia do veleiro maior reproduzido na gravura – bordo corrido, forma dos dois estais – levam-me a duvidar que a gravura tenha sido executada antes de meados do século XVIII. Convém referir que, certamente, tratar-se-á de uma gravura feita “de memória”, quer a paisagem tenha sido vista pelo próprio artista quer transmitida por outrem. Os especialistas em gravuras saberão identificar, e localizar cronologicamente, a assinatura do autor “coelho”.
Aspecto interessante: a Ermida de S. Roque – canto direito inferior - edificada em 1490 e destruída pelo terramoto de 1755.
Vieira,
Felizmente ainda há quem tenha sensibilidade suficiente para preservar o que é mais antigo, para que mais tarde possa ser partilhado como é este caso.
Abraço.
Francisco,
Apreciei bastante o comentário sobre as origens da gravura, que foi publicada também na revista Ocidente de 1889 pag. 189 e incluida na colecção Temos Idos - Algarve (48 reproduções) que adquiri num alfarrabista aqui do burgo.
Quem sabe, sabe ...
Abraço,
JFS
francisco disse…
Se por um lado a tipologia das embarcações levantaria alguma dúvida em relação ao horizonte temporal que a imagem se diz representar (finais do séc. XVII), e isso só um entendido em história naval o pode esclarecer, no diálogo que a gravura suscitou no meu blogue cais do sul, o JMC fez-me ver que eu próprio estava a usar um argumento que valida a referida datação: a ausência do Forte Ponta da Bandeira, que terá sido concluído em 1690. Pelo que a representação pretende-se anterior (finais do séc. XVII) e não como eu especulava, de meados do século XVIII.

O meu agradecimento ao JMC pelo contributo.
francisco disse…
Ao amigo JFS chamo a tenção para o seguinte: a gravura publicada na página 189 da Revista O OCIDENTE N384, de 21 de Agosto de 1889, não foi esta mas sim uma da Barra de Lagos, segundo uma fotografia tirada da zona do Pinhão. Trata-se de uma outra gravura que o amigo publicou também no seu blogue "fotografias e xadrez".

Saúde.
Tem toda a razão o meu amigo. Só hoje li os comentários e consultei a revista "Ocidente".
Um abraço,
JFS

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo