o contrato

Contrato, contrato
Contrato faremos
Sábado de Aleluia, desmancharemos
Domingo de Páscoa, pagaremos


Era assim de dedos mindinhos entrelaçados, mal se entrava na Quaresma
E em cada dia seguinte ao contrato, o gritado “ ajoelha-te” que fazia flexionar o nosso ou o joelho do outro
Dias e dias até ao amanhecer do Sábado de Aleluia
Um sábado sempre de sol
Invariavelmente luminoso aquele chamar-nos ela bem cedinho:
“Meninos vão desfazer o contrato”
E ala que era ver quem mais apanhava surpreso o companheiro de contrato e lhe atirava certeiro de detrás de um vão porta: "ajoelha-te e paga-me"
E no raiar de Domingo ressuscitavam as "pagas":
Uma meia dúzia de amêndoas coloridas num embrulhinho de celofane
Um folar dos pequeninos ( feito de propósito para o caso)
Um pacotinho de "amêndoas de pinhão"
(tudo conforme o acordado que se havia queixas, rolavam no empedrado, ou que mais certo no pó do terreiro, os fatos estreados)

e os sorrisos
e a gaiatice
e o sol que brilhava sempre em cada Páscoa
e sermos, então, tão pequeninos

Comentários

Judite Pitta disse…
Que saudade me deu ao ler este texto. Era assim sem tirar nem pôr, que os nosso Pais, faziam comigo e com a minha irmã quando éramos miudas, pois como viviamos em Lisboa, (onde não havia este hábito) eles faziam questão de manter viva essa tradição e firmavam esses "contratos" connosco.... e nunca mais fiz contratos desses! Obrigado por me ter trazido à memória momentos tão doces. Um beijo para si
éf disse…
Havia os que, oxidados pela idade, já não podiam ajoelhar. Esses pagavam a dobrar.

;D
Anónimo disse…
Não sei se era bem assim, porque já lá vão muitos anos. Mas o segundo verso só fica coerente com "contrato fazemos", que era o que realmente fazíamos.
Parabéns.
fotógrafa disse…
rsrsrsrs...e eu, quando era moça pequena, fazia esperas de horas para ganhar as amendoas....rsrsrs
obrigada pela postagem,que me levou de novo a esse tempo e pela visita ao meu lugarejo...
abraço
Fátima Santos disse…
a este anónimo
oh! homem (mulher?!!!)com esse preciosismo verbal ainda lhe dá uma coisinha ruim (e eu nem me dou ao trabalho de mostrar que as formas verbais, por acaso, apenas por acaso que não vêm as mesmas ao caso, entende? até estão bem e em acordo)
boa Páscoa
PS contrato "fizémos", não seria ?!!eheheheh
fotógrafa disse…
...rsrsrs...por acaso o povo diz(pode n estar correcto...mas dizia e provávelmente diz)...contrato,contrato,contrato FAREMOS...
sábado aleluia desmancharemos, domingo de páscoa pagaremos...e o célebre...AJOELHA-TE....e paga!!!...rsrsrs
abraço
BIA disse…
Contratos, contratos...
Fazemos, fazemos...
dia de aleluia, Pagaremos!!!

Ajoelha-te!!!

Ainda nesta Páscoa renasci ao relembrá-lo, contando-o aos meus!

Abraço de peito aberto

BIA

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo