HOMENAGEM A ZECA AFONSO


Passam hoje 20 anos sobre a data do seu falecimento.

José Afonso nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929 e faleceu em Setúbal, a 23 de Fevereiro de 1987.

Leccionou em Lagos, em 1957/58, na então Escola Industrial e Comercial e no antigo colégio Gil Eanes.

O poema que aqui reproduzimos chegou-nos às mãos pela Associação de Solidariedade Social dos Professores.


... .............SANTA MARIA A SEM-PAR


Algarve o nome me está lembrando
Algarve e a brisa passa a cantar
E as sombras leva-as o vento voltando
Silêncio dizem as ondas do mar.

Morreram em bandos sobre açoteias
Janelas abertas sobre um palmar
Já vejo de longe as altas ameias
Já vejo Santa Maria a Sem-Par.


Algarve jardim de rosas vermelhas
Algarve brancura de pedra e cal
Cidade dentro de um pátio sem telhas
Dormindo debaixo dum laranjal.


Nas praias, dedos de finas areias
Teu nome lembram ao vento a passar
Já vejo de longe ameias
Já vejo Santa Maria Sem-Par.


Zeca Afonso

No livro “Cantar de Novo”, 1970

Comentários

Fátima Santos disse…
para onde ELE?
a morte d'Eles questiona-me, isola-me, esvazia-me
a morte dependurada em cada veia da gente desde sempre
lembre-se a Vida que ele derramou e perdura
Zeca
homoclinica disse…
Que giro!
Eu nesses anos 57/58 ainda morava em Lagos e numa rua que levava à Escola Industrial e Comercial, portanto talves nos tenhamos cruzado.
fotógrafa disse…
Passando...li...vi...matei saudades...
Abraço
addiragram disse…
O Zeca Afonso está para sempre na minha memória. Sabe bem encontrar a sua lembrança. Um abraço.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo