nem mestre /nem aluno


 REVOLUÇÃO CULTURAL EM
BARÃO DE SÃO JOÃO

Este documento fotográfico emparelha com outro com existência apenas na minha memória.

Em que um comandante de um destacamento de segurança francês em Paris, março 68, olha para mim diagnosticando se sou um provocador se um ingénuo.

(curiosidade: a perfeita simetria das mãos do casal Cavaco Silva)

Aquele sorriso ostentado por Cavaco Silva foi antecedido de um olhar idêntico, desta vez no Centro Cultural de Lagos, durante a exposição RETRATOS DO INFANTE.

Ao ver uma carrinha da polícia achei que aí encontraria a indicação do local que procurava.
O baixar do vidro mostrou-me um grupo de militares de intervenção armados e encapacetados.

Ao ouvir a minha pergunta produziu-se então esse olhar interrogativo durando segundos.

Tendo optado pela segunda hipótese desarmou o franzir da testa e quase que sorrindo indicou-me o virar da esquina onde se encontrava a sala onde iria ter lugar uma sessão sobre a Revolução Cultural Maoista, razão pela qual ali se encontravam.

Quando Cavaco Silva chega à minha frente, e ainda nos apertos de mãos, já eu lhe perguntava se podia colocar-lhe uma pergunta (olhar diagnosticador como o do comandante francês, só que à algarvia, mais desconfiado).

Socorri-me de linguagem fisionómica junto de Madame Cavaco Silva que, chegando à mesma conclusão do comandante, transmitiu a seu esposo na mesma linguagem, que não havia razão para receio.

Perguntei-lhe então o que pensava da importância que a China estava a tomar e se haveria um perigo amarelo (le peril jaune). É então que se produz o aliviado sorriso.

- Ó meu amigo, A China é uma civilização milenar.
Tomado por algum entusiasmo esgotou o tempo protocolar e só se lembrou do artista, já de saída, perguntando-me se eu era algarvio.


Numa pausa da sessão um chinês esclareceu-me duas coisas: que quem detém o Poder não o larga e que temos de ser nós a tomá-lo, e que cada povo tem de libertar-se por si próprio, através da cultura.
Concordei e prometi que iria fazer isso.
Em maio 68 já estava em Genebra, donde saí em março de 73, quando já podia comprar um terreno para instalar uma Revolução Cultural.


.2ªfeira       eremitas      eremitérios    alucinações MUITA MÚSICA MUITANIMAÇÃO


Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Homenagem sonora ao espírito da água
14 de Abril 17h30
Água” é uma nova criação sonora da cantora portuguesa Mariana Root e do multi-instrumentista chileno Nacho Rodriguez. A voz de Mariana, acompanhada da sua expressão e carisma, dá vida ao canto que nos lembra que somos água.
  A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe é ainda reconhecido por muitos como o lugar onde, em tempos, se ia pedir a “bênção da água”. Este templo será o lugar privilegiado para a apresentação deste concerto-homenagem, que é também um contributo, uma intervenção, um encontro com tema da ÁGUA.
O espetáculo musical tem entrada livre, com donativo consciente.

Fortaleza de Sagres
fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Telf. 282 620 140

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo