UNIVERSIDADE DE LAGOS
nem mestre /nem aluno


PROGRAMA ERASMUS
E ASPIRANTES A ADVOGADOS

A juventude que vai às universidades para ser advogado pode ser que não tenha ouvido falar de Erasmo de Roterdão e da sua obra Elogio da Loucura.
Nela, classifica como das mais asininas, a profissão de advogado.

Já não recordo como justificava ele a sua asserção, nem vale a pena ir à procura, e decerto que cada um por reflexão própria chegará a idêntica conclusão.

Porém, à luz actual, podemos compreender que essa seja uma carreira muito procurada.

Abre para a carreira política e através dela fazem-se as leis condizentes com os interesses dos grupos de influência.

Se nos disserem que o Estado gasta cerca de 15 milhões/ano em pareceres sobre leis, dados por quem as elaborou, concluímos que as ideias humanistas de Erasmo de Roterdão são irremediavelmente ingénuas.

Mas o respeito que nos merecem os filósofos levam-nos a supor, que estivesse ele a prever o que aí vinha e deixasse, para memória futura, o seu aviso: ponham-se a pau com eles.


    feira eremitas eremitérios  alucinações     HUMOR

Carlos Alberto Cupeto, docente na Universidade de Évora, tem um importante artigo no semanário Expresso intitulado AVALIAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL – desenvolvimento e qualidade ambiental são, não só compatíveis, como necessárias.

O seu colega António Cândido Franco acaba de editar novo número da revista A IDEIA, onde se fala de Agostinho da Silva, de quem é inspirado biógrafo.
Encomenda para acvcf@uevora.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo