POÇAS DE THEATRO    
descalce os sapatos

CRIME

a sardinha é comida pela cavala que por sua vez é comida pelo atum que por sua vez é comido pelo tubarão   que come tudo e não deixa nada   acha que  é isso crime     acho que é a matriz da vida no berço original da vida no planeta    a vida no rochedo é a sua continuação    se não acha que é crime no mar porquê achar que é crime em terra    já pensou a confusão que seria no oceano se não houvesse o tubarão.


2º feira UNIVERSIDADE DE LAGOS             LIBERTAÇÃO FEMININA


contosdatintapermanente.blogspot.com ,de Nuno Rebocho, publicou o conto 
O GUARDADOR DE GOTAS DE ÁGUA, assinado Deodato Inácio, 2007. Obrigado Nuno.

Não gostava do nome Inácio até o meu irmão José Francisco da Luz me ter dito que era o nome do nosso avô materno um homem alto tipo berbere. E contou-me dois episódios.  

Pequeno agricultor em Barão de São Miguel (os serros onde estou são a continuação daqueles por onde ele andava) estava a fazer belgas, regos enchidos com mato ao qual se dava fogo, era assim o fertilizante, quando dele perdeu o controlo. Cagou-se naquilo foi para casa e deitou-se.

Quando estava com o alqueire a dar ao padre o trigo que ele reclamava, deu-lhe uma danação e atirou com o alqueire ao ar, chovendo trigo naquele espaço cujo chão era rocha não nivelada, que ainda conheci no tempo da minha avó  Angélica sua viúva nonagenária, fumadora de cachimbo, e a quem eu dava pontapés por debaixo da mesa quando era a nossa vez de tê-la na nossa casa em Lagos.

Juntei assim o nome dos dois avôs. Deodato, sapateiro alentejano que veio por aí fora e ao chegar a Barão de São Miguel encontrou Maria Alexandrina, que era a única pessoa letrada e que ensinava os outros e por isso lhe chamavam Mestra, que originou que ao meu pai chamassem Chico Mestro, coisa que ele não apreciava.

Não tenho memória se escrevi muitas coisas sob esse nome e admiro-me que tenha voltado ao execrável Santôs.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo