O COMANDANTE

NA FAMÍLIA NASCE A GUERRA
NA GUERRA A CIVILIZAÇÃO
HISTORIADORES E ÓLIUDE GLAMURIZAM  CIVILIZAÇÃO

O patriarca Luiz Pacheco assiste impotente à luta acesa entre as suas duas mulheres que disputam para os respectivos filhos as vitualhas trazidas por Vítor Silva Tavares, na comemoração da errada data de nascimento de um nacionalista pretendendo libertar os judeus da ocupação romana. Mais tarde estará ele na origem da civilização judaico-cristã que modela a nossa existência.

DOIS MILÉNIOS ANTES

O patriarca Abraão assiste à rivalidade entre legítima e concubina que redundará num conflito milenar ainda não resolvido.

OS FACTOS

1- Abraão tem o primogénito Ismail filho da escrava egípcia Agar. Quando a sua mulher legitima Sarah tem o filho Isaac, pretende que a outra mulher e seu filho sejam postos na rua.

2- Agar e Ismail erram no deserto Bersabé.
(Os que vão para a prisão escrevem um livro, os que vão para o deserto tornam-se profetas. Assim aconteceu com Ismail, que se tornou o criador dos árabes).

 Felizmente para o patriarca Luiz Pacheco a guerra na sua tribo não degenerou em civilização e religião.
O escritor apenas juntou ao Surrealismo (método de pesquisa da alma), que para alguns se poderia quedar em fronteiras estéticas e extáticas, o Abjeccionismo, enriquecendo aquele com a dimensão trágica da humanidade.

O recente número de A IDEIA foca nas suas páginas, entre muitas coisas de grande interesse, o importante momento que foi para a cultura portuguesa o Surrealismo/Abjecionismo. Inclui também, três fotos de peças de um jogo de xadrez erótico da autoria do modelador de figuras, deodato. As fotos são do mestre Jorge Mealha que também conduziu nos seus fornos a cozedura. Jorge Mealha que se orgulha de ter tido em Moçambique como amigo e mestre António Quadros, que tem destacado espaço na revista.
A revista não tem preço de capa, é o comprador que faz o seu preço e pode ser encomendada para acvcf@uevora.pt



5ªfeira POÇAS de THEATRO molhe os sapatos   "sou Deus e venho saber quando queres morrer" 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo