PASSEIO DOS POETAS VIA ALGARVIANA MATA DE BARÃO DE SÃO JOÃO


CARAS PEDRAS


o autor  pelo autor 


Criador do Passeio dos Poetas  - curiosidade no trajecto Via Algarviana, Mata de Barão de São João, Lagos -  meço o sucesso do trabalho pelo espanto das pessoas que  dizem por ali ter passado e não terem visto  nada.


Em certo ponto encontra-se um amontoado de blocos de pedra possivelmente resultante da abertura do caminho. Neles vi caras. Chama-se pareidolia a função do cérebro que, no material que lhe é enviado pela visão, reconstitui imagens-padrão formadas na sua memória. O mais comum parece ser as caras.

Como tudo é formado por átomos que antes já foram elementos constituintes de tudo o que nos rodeia, gosto de imaginar que estes rostos de pedra já estiveram em rostos de pessoas. E que alguns, uma vez regressados à sua condição original de átomos isolados, venham a reagrupar-se noutras coisas ou mesmo pessoas ou outras dimensões, levando consigo palavras ou letras de um dos poetas ou linhas de uma destas caras.


E como esta pedra para pouco presta por ser facilmente erodida, mais rapidamente os seus átomos partirão para outras funções. As fotos do excelente retratista Carl Zimmerling projectaram para nova dimensão  estas trinta caras felizes e sorridentes de um humor secreto.
(clicando sobre elas pode-se apreciá-las melhor).




Esta fixação em caras está também presente no domínio da escrita.
Em   eremitas eremitérios alucinações   aqui neste blog lagos.pt.  veja como o mesmo tema é retratado em variações sobre um espelho.



(pronto senhor entrevistador acabou-se o tempo).








                                                 










Comentários

Leovi disse…
Rostos maravilhosos nas pedras, eu gosto, ótimo !!
Saludos!
ana disse…
Muito interessante este registo.
Encontros na Natureza com a mão do homem.
Excelentes passeios.
Boa noite.:))

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo