Lagos tem um bom parque escolar



Chegou à nossa caixa de correio


________________________________________________________________

"No ultimo Encontro de 5ª Feira, dia 5 de Junho, do Grupo dos Amigos de Lagos"

Maria Fernanda Afonso, Vereadora da C.M. Lagos
Maria Fernanda Afonso, vereadora da câmara municipal de Lagos, com competência específica na área da educação e convidada do Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, que decorreu como habitualmente na Biblioteca Municipal, falou da realidade local sob sua responsabilidade.
Começando por congratular-se por o município de Lagos estar “dotado das infra-estruturas necessárias, com escolas novas e reabilitação de outras, como Bairro Operário e Espiche e a abertura de salas de pré-escolar”, Maria Fernanda Afonso não deixou de reconhecer que “a rede de pré-escolas públicas veio criar dificuldades ao pré-escolar privado e cooperativo”, o que também preocupa o executivo, “pois a constituição fala em ensino público, privado e cooperativo”. E explicou que, em Lagos, embora “o pré-escolar deva funcionar com crianças a partir dos 5 anos, temos salas com meninos desde os 3 anos”. Assim, havendo uma “total cobertura, não se justifica abrir mais escolas”.
Maria Fernanda Afonso lembrou que “relativamente aos edifícios que foram feitos de raiz, construídos ou recuperados, agora é preciso conservá-los”. Ora “há alguns problemas bicudos de conservação, alguns dos quais resultantes de má construção”. É que “a febre da construção rápida traz-nos alguns problemas”. A título de exemplo, referiu que “há edifícios muito bonitos, mas não estudados para receber centenas de alunos e daí resulta uma degradação rápida”.
A professora e vereadora Maria Fernanda Afonso falou também das “actividades de enriquecimento curricular”, que considera “muito importantes para o desenvolvimento dos alunos, pois conseguem descobrir mais competências às crianças”. Informou ainda que o município tem duas psicólogas a apoiar as escolas”, mas a sua acção acaba por ser insuficiente, pois “o Ministério não põe nada” e lamentou também que “no Centro de Saúde já não há psicólogo”. Por fim, falou do transporte escolar e da acção social, com livros e refeições, de que o município “tem tido uma boa colaboração das juntas de freguesia” e do projecto “viver o verão”, que “já está esgotado, indo possibilitar a ocupação das crianças e das pessoa que estarão envolvidas”.
Os “Encontros de 5ª Feira”, este ano sob o ciclo “Perspectiva Lagos”, debruçam-se sobre temas de interesse regional e local, têm o apoio da Câmara Municipal e decorrem na Biblioteca Dr. Júlio Dantas, com entrada livre.


photo and text from:info@delagos.net

Comentários

Amigo Lumière
É de louvar tudo o que tem sido feito em Lagos em prol da educação e do ensino.
Claro que só posso falar do que conheço,mas a única falha é não darem mais importância à aprendizagem emocional. É uma pena que cada escola não disponha de um psicólogo,até para ajudar como perito orientador no 9ºano,quando os jovens estão perante escolhas nem sempre fáceis de fazerem.
Conheço universos muito carenciados em termos de inteligência emocional.Este aprendizado funciona através do que os pais/progenitores dizem e fazem directamente às crianças e também da forma como servem de modelos que oferecem na maneira como lidam com os seus próprios sentimentos.Sabemos que nem todos são muito dotados...
Parabéns à senhora Vereadora por tudo quanto tem feito e estarei sempre à disposição para tudo quanto precisem.
Já Jacques Delors considerava«que é ao nível da educação básica que se forjam as atitudes perante a aprendizagem,que durarão toda a vida,e que esta etapa é essencial para atenuar as grandes dificuldades que afligem muitos grupos humanos.»
Um abraço
Beatriz de Bragança
VIDA E PENSAMENTOS
Amiga Beatriz eu pessoalmente tenho muita dificuldade em aceitar a educação integral. Um psicólogo define o que é convergente ou divergente, o que é patológico ou são; serve os regimes somente com uma parafernália de nomenclaturas e com uma cacofonia de termos. São seres inúteis, nada mais que o bruxo da aldeia. Acredito sim uma educação em tempo integral, no total envolvimento da sociedade, na liberdade das ideias, na libertação das estéticas, em aceitar o "generation gap" como algo intemporal (que o é) a bênção para a renovação das ideias e da sociedade. Não aceito a educação como veiculo de controle e peço desculpas em não aceitar bruxos no sistema educativo. Sem me querer alargar deixo-lhe um conceito extraordinário num simples proverbio Africano: "É preciso toda uma aldeia para educar uma criança"
Atenciosamente
Francisco Lumière
Pai
Amigo Francisco
Quando falei na necessidade do psicólogo,referia-me à sua função de Perito Orientador, para ajudar os alunos de 9º ano nas suas escolhas para o futuro.
Também concordo com uma educação integral e integrada de todos os alunos, apesar de todas as dificuldades que isso acarreta aos docentes.
Estou plenamente de acordo com o envolvimento da sociedade.Aliás, embora vivendo no Porto, tive o grato prazer de ter ido à Escola do 1º Ciclo da Ameijeira fazer, com a minha filha, uma dramatização de um conto,na turma frequentada pela minha neta.Não imagina como os alunos gostaram!
Além de ter sido um momento muito divertido para mim,orgulhei-me muito com o resultado do nosso envolvimento.(apesar da diferença da pronúncia!)
Julgo que a docente,óptima profissional e muito querida por todos os seus alunos,agendava vários dias para que mais pais/ progenitores pudessem participar na vida escolar dos seus menores.
E vou mais longe:logo a partir do 7º ano,há disciplinas de opção(refiro-me particularmente às Línguas); numa zona como o Algarve,por que não reunir com os pais,na altura das matrículas para, de acordo com as ofertas disponíveis, se ver o que é melhor para os jovens.
Tenho conhecimento de que alguns fizeram as suas próprias escolhas sem nenhuma intervenção dos pais e mais até em função do colega que iria escolher esta ou aquela Língua Estrangeira. Fiquei deveras preocupada!
Muito mais tinha para dizer,mas tenho consciência de que estou num Blog,na zona dos Comentários.
Foi um prazer estar aqui e poder expressar as minhas preocupações.
Um abraço
Beatriz de Bragança

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo