O FIGO
......... FIGOS :: LAMPOS ....................................................................................................... Aí está a época do figo! O figo! Esse, assim chamado fruto, filho da Ficus Carica , da família nobre das Moraceae . Na verdade, em termos botânicos, o figo é um receptáculo de flores, não propriamente um fruto, a que dão o nome de síncone. Dizem que já na Idade da Pedra eram apreciados e cultivados por cá, embora sejam originários da Mesopotâmia, Pérsia e zonas arábicas voltadas para o Mediterrâneo. A figueira, nesses tempos, era considerada uma árvore sagrada, talvez porque foi com folhas de figueira (abundantes na região), que Adão e Eva tapavam as suas vergonhas!... Eurico Veríssimo, um grande escritor brasileiro, comenta, a este respeito, que a fruta do Paraíso tinha de ser o figo, não a maçã, e que ao desobedecer a Deus, os fundadores da Humanidade, perderam o paraíso, mas ganharam a mortalidade e o sexo, e inauguraram a indústria do vestuário! Na reali...
Comentários
E tinha três fábricas, vê tu bem: a do Paolo Cocco, lá ao fundo, depois do arco, a do Reinaldo, à esquerda, a começar onde acaba a foto, e mais acima, à direita, a do Chão Queimado, do Pimenta, sobranceira à praia da Batata.
...e descia para a lota, à direita, onde a foto acaba. Nessa esquina ficava a venda (a taberna) do Pascoal (julgo que comprador do Pimenta); e, do lado oposto, a fábrica do Reinaldo (que dantes fora da viúva do francês); e, ao lado da fábrica, a casa do peixe do João Gonçalves (das poucas ou a única que na época dispunha de frigoríficos e frabricava gelo para refrigerar o peixe grado enviado para Setúbal e para Lisboa.
Tantas caminhadas e correrias por essa viela estreita...
JMC.