decepadas


Cortaram um pedaço de Primavera na cidade de Lagos.
O bairro 30 de Junho no Chinicato ficou mais pobre. 
Ficou mais pobre a nossa cidade.

Cortaram árvores assim como mostra a foto. 
Será isto poda?!  
Será esta a época indicada?! 


O que eu vejo são árvores decepadas.
E os jacarandás iriam florir já no mês que entra ou muito próximo...

E nem foram os serviços camarários, e nem foram técnicos de flora ou agentes sanitários a decretar: 
corte-se, não se deixe um só ramo, faça-se de cada árvore apenas tronco.
Não faria isso quem soubesse, quero acreditar! 
A decisão veio da direcção da cooperativa, veio de quem aqui vive, o que me espanta e dói ainda mais.
Decisão que resulta no espectáculo que as fotos nem conseguem documentar, que não se documenta numa fotografia o que se sente a olhar aquelas pobres árvores  reduzidas a troncos mutilados, impedidas de florir, quem sabe se apenas neste ano, aquelas árvores já com tanta idade... 
Erguidos aos céus estes pobres cotos
que nem ramos sequer e suas folhas a encher de sombra os dias de Estio neste bairro. 

Não é isto incúria?! 
Será zelo?

Se é zelo, 
se acções destas têm defesa, e sou eu que incorro em erro, andarei  então num mundo que não é o meu...

Eu que temo se morrerão algumas, senão todas estas árvores...
e se viverei para as ver de novo frondosas...
e se poderão os meus netos passear um dia na sua sombra...

Às gentes que assim decidiram 
e aos demais que terão ficado contentes
 e aos que porventura até o desejaram 
(sei lá eu que imperativos terão movido um tal corte) 
a todos desejo que o sono lhes seja levezinho,
 que se é crise o que por aí se clama, 
é de zelos semelhantes que eu mais temo.


Resta-me crer que os troncos que ali ficaram rebentem em ramos novos. 
Que sejam de novo árvores frondosas e acolhedoras.
Que floresçam. 
Que as deixem crescer como merecem,
assim imploro aos deuses. 
Aos deles 
que eu, pobre de mim, não tenho deuses.


fotos de Maria de Fátima

Comentários

G.V. disse…
Para já não se poda árvores assim, o tronco deve sempre ser cortado na diagonal para que não apodreça...
SOL da Esteva disse…
Entendo ser acto criminoso. Não há ser vivo que resista a tão grande mal.
Como sempre, não vão haver responsáveis e, como o mal está feito, é arrancar e plantar outras árvores jovens, como se issi fosse remédio.
Em que mundo estamos!...


Abraços


SOL
Anónimo disse…
Adoro Lagos. Para lá vou de férias há 5O anos e onde tenho residência de férias, junto à praia de Porto de Mós. Igualmente tenho ali muita familia.
Entendo o seu desgosto e revolta, mas acredito que as àrvores vão de novo rebentar.
Tenho saudades de Lagos. De beber a bica no Café "Mimo" do meu amigo "Zé Manel" ao cimo da Rua Infante de Sagres. Da varanda de minha casa ver o mar. Muito tenho escrito sobre Lagos num blogue de amigos !!!
Envio-lhe um abraço lacrobigense, porque também me sinto um pouco um cidadão de Lagos.
Coimbra, 16 de Março de 2o13
Quito Pereira
REJO MARPA disse…
E por incrível que pareça, assim vamos nós Cantando e Rindo...
Nunca deixe de se manifestar... Obrigado por defender o que de pouco ainda nos resta...
Unknown disse…
Quanta maldade!!!!
Essas pessoas deveriam plantas 100 da mesma árvore. Seria o mmínimo.
Beijos!
Anónimo disse…
Não vê, Maria de Fátima, o jacarandá é uma árvore que suja muito. E então os automóveis estacionados por baixo ficam mesmo uma vergonha. Assim, só com os troncos, ainda dá para aparafusar umas parabólicas.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo