VELHOS CIVIS EM GREVE À MORTE


A PRETEXTO QUE AS PENSÕES
NÃO DÃO PARA O FUNERAL


ESCANDALOSA MENTIRA

Comandante, o senhor foi tratar do seu funeral e verificou que esta greve dos velhos é uma falsidade.
-   Não só um falso argumento, cassete de sindicalistas, como sobretudo uma atitude antipatriótica. Os funerais não são caros e até podem ser pagos a prestações. Ao contrário dos jovens civis que se vão embora, e cujas remessas salvam o banif e o bpn, os velhos civis negam-se a colaborar e não se vão embora para onde já deviam ter ido. Como se sabe são eles que estão a pôr em causa o estado social.
 Acha que a culpa é deles e não de Goldman Sachs?
É desses casmurros civis. Há funerais muito baratos, assim me assegurou o senhor António Camilo, da Funerária Camilo. Fino psicólogo, percebeu logo às minhas primeiras palavras ao que vinha, e muito honestamente, informou-me que se oferecesse o meu corpo ao Instituto de Medicina Legal, para treinar os estudantes, que o Instituto viria buscar os meus despojos e que não haveria funeral. O facto é que já tentei duas vezes e não me responderam.
 Para si deve ser difícil de aceitar um funeral ao estilo de um comum civil?
Não calcula! Deus não me concedeu a graça – presumo como castigo pelos meus pecados – de morrer no campo de batalha e ser enterrado em vala comum. Falei ao Sr. Camilo que para ir para o fogo não precisaria de caixão, bastava ir enrolado num lençol, mas ele informou-me que a lei portuguesa não permite tal. Mostrou-me então os caixões (teve a gentileza de mostrar-me as suas instalações, que são óptimas) e o mais barato de todos não deixava de ter uma forra acetinada e umas decorações exteriores e, o que chocou a minha sensibilidade ecológica, era envernizado (calcule-se a poluição gerada pela sua queima). Perguntei-lhe se podia fazer o meu próprio caixão mas ele respondeu-me que não era possível. Vou de novo visitá-lo com uma contraproposta: pago-lhe como se fosse o caixão mais barato, mas vou num feito por mim e não peço descontos.
 Pessoa compreensiva que é, e depois desta publicidade espontânea que aqui lhe faço, se não
concordar é porque é de todo impossível.

Comentários

REJO MARPA disse…
Quem pode, pode, e quem não pode, faz contas à vida, e tenta
LIXÁ-LOS...

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo