MATA DE BARÃO: TESOURO WIKING

O círculo muito restrito que tem o privilégio de privar com Francisco Castelo - o apreciado artista - fotógrafo, organizador desse extraordinário trabalho que é a Fototeca Municipal, co-administrador- fundador deste blog, homem da palavra escrita, cuja apreciada  participação nos Contos em Barão pode ser  vista no site deste blog - não confirma nem desmente, que estaria ele de posse de um documento apócrifo, com muitas hipóteses de ser da autoria do profeta Bandarra, em que é relatada a existência de um barco wiking na Mata de Barão de São João.

MINISTRO PEREMPTÓRIO: NÃO PERMITIREMOS CAÇA AO TESOURO

Mas reconhecendo as dificuldades por que passam as populações e esta sobretudo, coitada, que até vai deixar de ter Junta de Freguesia, o Ministro das Matas com Tesouros Wikings Escondidos abrirá uma excepção: " Poderão procurar o tesouro e até forneceremos as picaretas".
Os trabalhos serão acompanhados por uma equipa das finanças de Lisboa, que tomará posse de todo o achado para a Fazenda Pública e que recolherá as picaretas quando tudo estiver achado.
Perante tanta euforia, Francisco Castelo adverte: " atenção que a profecia do  Bandarra diz que não é preciso cavar, pois a terra se abrirá sozinha e porá o tesouro a descoberto,  no dia em que a Mata deixar de ter o lixo que tem e passar a ser um local limpo e acolhedor capaz de se tornar o motor da economia de todo o Concelho.
A mata, que deixou de ter quem olhasse por ela, tem uma casa do guarda que poderia dar um óptimo refúgio para os viandantes do turismo da natureza.
Mas tem que ser quanto antes, pois pelo andar das coisas, qualquer dia até as paredes levam.

Comentários

francisco disse…
Oh diabo, lá se vai o prémio do euromilhões que o Eriksson (o Leif e não o Sven Göran - que este só joga no totobola), ganhou no séc V.
francisco disse…
Já agora, informo que o próximo conto, para 12 de Abril (embora não possa garantir ainda a minha presença) incidirá sobre "Vikings em Barão", e claro está, um tesouro, e princesas, e cabras...etc.

;)
deodato santos disse…
esse mapa que você acrescentou, enriquecendo o post, trouxe-me à memória um enredo em que se misturavam Umbria,(itália), North Umbria (inglaterra) e Punta Umbria, não longe de Palos de la Frontera. (será que o enredo se vai repetir?)
não esqueça que o dia 5 de abril é que é o último dia de apresentação dos contos. dia 12 é o jantar oferecido pelo Bzaranhas e leitura de uma selecção dos contos que foram apresentados e troca dos objectos literário e plástico.
francisco disse…
Naaa... o enredo que arranjei não anda em volta de topónimos. É um conto kitschunga.

Abraço.
FC
francisco disse…
O termo correcto é viquingue ou víquingue (grafado das duas maneiras em português europeu).

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo