......... FIGOS :: LAMPOS ....................................................................................................... Aí está a época do figo! O figo! Esse, assim chamado fruto, filho da Ficus Carica , da família nobre das Moraceae . Na verdade, em termos botânicos, o figo é um receptáculo de flores, não propriamente um fruto, a que dão o nome de síncone. Dizem que já na Idade da Pedra eram apreciados e cultivados por cá, embora sejam originários da Mesopotâmia, Pérsia e zonas arábicas voltadas para o Mediterrâneo. A figueira, nesses tempos, era considerada uma árvore sagrada, talvez porque foi com folhas de figueira (abundantes na região), que Adão e Eva tapavam as suas vergonhas!... Eurico Veríssimo, um grande escritor brasileiro, comenta, a este respeito, que a fruta do Paraíso tinha de ser o figo, não a maçã, e que ao desobedecer a Deus, os fundadores da Humanidade, perderam o paraíso, mas ganharam a mortalidade e o sexo, e inauguraram a indústria do vestuário! Na reali
Comentários
Um grande ARTISTA!
Perdeu-se um grande artista.
imaginativo e inovador
na sua modernidade,
a quem a cidade nunca soube
dar o devido valor.
Como poucas vezes, a fartura de palavras na morte será tão grande como os silêncios das ausências na vida.
Morreu um Senhor e um Eterno Menino. E morremos todos mais um bocadinho.
Saudades me faz recuar no tempo, me traz presente pessoas, saudades do tempo que não volta mais.
Quando ainda muito jovem, tomei o gosto da cultura da bica e o cigarrinho, no Café Abrigo, tive o prazer de conhecer mais de perto o amigo Zé Maria, e muitos outros artistas que também já partiram e nuncam foram lembrados na nossa aldeia. Eu por acaso, lembrei-me dele em finais de 2008 e escrevi um post no meu blog, que não vou fazer publicidade, onde se pode ler: “Quanto ao autor destes trabalhos, devo dizer, que é um homem dotado de forte carisma, que me habituei a admirar pela forma inteligente com que soube gerir a maneira de estar entre os amigos, transmitindo a imagem de homem sério e confiável”.
No YuoTube em janeiro de 2009, coloquei um video de sua obra,que titulei “Imaginação ao Vento” com música dos Pink Floyd:
http://www.youtube.com/watch?v=ESO0zVhWBDw
Zé, ainda agora partiste e já tenho saudades, até um dia.
Adelaide
Um Homem duma humildade extrema que criava o que lhe ia na alma, sem medos dos materiais, em que a versatilidade era a fonte da sua obra.
Enriqueces-te o meu sonho...deste-me luz...o olhar da Medusa ficará sempre, ali, a marcar a tua presença!!!
Obrigado Zé Maria
Em 2001 em minhas andanças pelo mundo fui parar em Portugal na linda Lagos onde até hoje sinto saudades, conheci Zé Maria ao acaso... trabalhei com ele por um tempo, aprendi muito com ele, demos boas risadas, conversávamos sobre muitos assuntos... várias "bicas de café" e "cigarradas" foi um amigo..., um grande amigo! Desculpe Zé, perdi o contato... prometi que retornaria em visita em breve, mas você partiu antes... fique com Deus amigo. Você será sempre lembrado!
>>De seu amigo brasileiro Beni Jr! ( www.beni.com.br )
Obs: Quim? ( mencionado acima como amigo de Zé ) acho q conheci..., voamos de ultra- leve sobre Lagos onde registrei belíssimas imagens da cidade.
Fico por aqui, abs a todos!
Mário Braga