no silêncio







José Maria Silva Pereira, para além de ter sido o maior artista plástico lacobrigense, era mais do que isso, era um amigo.
Morreu hoje.
Descansa em paz, Zé.

Com um abraço dos amigos.
Jorge, Quim e Castelo.
(e todos os outros que o sintam de forma idêntica)

Comentários

Maria Fernanda Afonso disse…
discreto na vida...e discreto na morte!
Um grande ARTISTA!
Mena G disse…
Fiquei sem palavras. Artista mesmo, era ele.
Makejeite disse…
Tenho algumas fotos dele na fábrica quando lá fomos para eu ouvir a história do fim daquilo. Eu continuo, como sempre, a acreditar na sua versão porque me foi contada com o coração nas mãos e sem ser à mesa do café. Ele ligou-me e disse-me que nos encontrava-mos lá para me mostrar como tinha sido. Foi a sua maior obra que o estado não soube reconhecer o valor. bastava não pagar o "faustoso" ordenado ao director geral de uma secretaria de estado ou direcção geral e aquilo tinha singrado
Arminda Matoso disse…
Fiquei sem palavras.
Perdeu-se um grande artista.
Unknown disse…
Vi a fábrica crescer, vi a fábrica morrer, acompanhei o AMIGO sempre que pude, não me despedi, mas ZEMA não morreu, juntou-se aos que para sempre viverão nos coração e na memória dos que por cá ficam
vieira calado disse…
Um grande artista plástico

imaginativo e inovador

na sua modernidade,

a quem a cidade nunca soube

dar o devido valor.
Frontal, quase pedia desculpa por ser tão Grande, Verdadeiro e Luminoso.
Como poucas vezes, a fartura de palavras na morte será tão grande como os silêncios das ausências na vida.
Morreu um Senhor e um Eterno Menino. E morremos todos mais um bocadinho.
Anónimo disse…
De alguém

Saudades me faz recuar no tempo, me traz presente pessoas, saudades do tempo que não volta mais.
Quando ainda muito jovem, tomei o gosto da cultura da bica e o cigarrinho, no Café Abrigo, tive o prazer de conhecer mais de perto o amigo Zé Maria, e muitos outros artistas que também já partiram e nuncam foram lembrados na nossa aldeia. Eu por acaso, lembrei-me dele em finais de 2008 e escrevi um post no meu blog, que não vou fazer publicidade, onde se pode ler: “Quanto ao autor destes trabalhos, devo dizer, que é um homem dotado de forte carisma, que me habituei a admirar pela forma inteligente com que soube gerir a maneira de estar entre os amigos, transmitindo a imagem de homem sério e confiável”.

No YuoTube em janeiro de 2009, coloquei um video de sua obra,que titulei “Imaginação ao Vento” com música dos Pink Floyd:


http://www.youtube.com/watch?v=ESO0zVhWBDw


Zé, ainda agora partiste e já tenho saudades, até um dia.
Anónimo disse…
O meu grande mestre e amigo, um grande artista,marca 11anos da minha vida profissional, a ele deve uma parte de todo o meu conhecimento no mundo da cerâmica,... viverá para sempre na minha memória!...perdeu-se um grande artista...é difícil digerir. ... .....

Adelaide
Paulo disse…
Um verdadeiro artista...um Homem com H...Um monstro de saber...Um ser humano que soube ser ARTISTA no sentido lato da palavra, sem se render a hipocrisias desta sociedade de compadrios onde as palmadinhas nas costas ultrapassam o valor artístico.
Um Homem duma humildade extrema que criava o que lhe ia na alma, sem medos dos materiais, em que a versatilidade era a fonte da sua obra.
Enriqueces-te o meu sonho...deste-me luz...o olhar da Medusa ficará sempre, ali, a marcar a tua presença!!!
Obrigado Zé Maria
Unknown disse…
Com tamanha tristeza pela internet recebo a notícia..., inacreditável, lamentável!
Em 2001 em minhas andanças pelo mundo fui parar em Portugal na linda Lagos onde até hoje sinto saudades, conheci Zé Maria ao acaso... trabalhei com ele por um tempo, aprendi muito com ele, demos boas risadas, conversávamos sobre muitos assuntos... várias "bicas de café" e "cigarradas" foi um amigo..., um grande amigo! Desculpe Zé, perdi o contato... prometi que retornaria em visita em breve, mas você partiu antes... fique com Deus amigo. Você será sempre lembrado!
>>De seu amigo brasileiro Beni Jr! ( www.beni.com.br )

Obs: Quim? ( mencionado acima como amigo de Zé ) acho q conheci..., voamos de ultra- leve sobre Lagos onde registrei belíssimas imagens da cidade.
Fico por aqui, abs a todos!
rantamplan disse…
...perdi o contacto com o Zé Maria logo a seguir ao 25 de Abril, só voltei a saber dele um ano depois da sua morte... um grande amigo e colega da Escola de Artes António Arroio, desde sempre genial...
Mário Braga

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo