Lagos, anos 30?







Comentários

vieira calado disse…
E assim se manteve,

até começarem as obras

na nova avenida

(hoje, dos Descobrimentos).
Anónimo disse…
Eh!, pá. Já não recordo muito bem se se manteve sempre assim. Não sei se bomba da Shell ocupou tudo aquilo ou se deixou alguns bancos.

Tu, Calado, que és mais velho, faz lá um esforço e conta à gente.
JMC.
deodato santos disse…
isso parece-me anterior a 45, altura em que comecei a vadiar por aí.junto ao coreto passaram por mim quatro ingleses da esquadra, vestidos elegantemente com uma espécie de manto preto,que nada tinham a ver com os escarados marujos.um deles estendeu-me um pacote de bolachas e olhou-me fixamente. nada tinha a ver com pedofilia e só agora, vindo da praia,percebi o que ele queria:marcar alguém para que dele se lembrasse. muito mais tarde, assistindo ao espectáculo que era o embarque nos escaleres por tempo de média vaga de sueste,da marinhagem vinda em missão de soberania,a cair de bebeda,ouvi um anónimo exclamar: come back daqui para fora.a sua palavra não foi vâ, hoje repito-a em sua memória, quando sem querer e raramente me deixo apanhar por uma horda da turistagem.são três horas de uma noite sem lua,e cortei-me na lata de sardinhas que petisquei acompanhadas por um intratável carrascão alentejano engarrafado na Bacalhoa. feliz.e ergo o copo ao oficial inglês e ao resistente patriota português.há tempos atrás,numas fotografias por si publicadas, meu caro francisco, mostrando a barroca e a ribeira,comentei eu, entre outras sensaborias,que era aquilo o porto fenício da minha infância.fazia parte de uma coisa mais ampla da qual perdi o rasto e foi-me dito por zeca afonso.há coisa de poucos meses as perfurações confirmaram o que o poeta dissera decénios atrás.ergamos o copo para ele também.antes das ciências especializadas era a filosofia e antes desta a poética. e todo o mais exacto cientista da ciência mais exacta começa pela poética e vai pesquisando misturando as três componentes.contei eu isto a minha mulher que assim me responde: e se cavarem no lugar exacto encontrarão os wikings.que pode uma pessoa retorquir senão: certamente.
francisco disse…
os vikings...ahhhh...os vikings... esses fadistas comedores de bacalhau, certamente também por cá estiveram.

;)

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo