uma foto antiga...recordando

uma foto que terei feito pelos anos sessenta e muito, quando ainda tinha a máquina rolo 120, que o meu pai me ofereceu pela quarta classe
e aqui a deixo, tesouro meu que era Lagos nesse tempo
e junto um texto, que me ditou a memória de mim e de quando Lagos eram os Verões inteiros


Lagos era quase ainda dentro das muralhas e os campos enfeitavam-na de figueiras ajoujadas de coitos e inchários, que os lampos já se tinham ido antes que fosse Agosto e eu viesse passar férias de Verão.
Um mês inteiro na praia: de dia e de tarde e, se calhava, em noites de calmaria, era uma fogueira e também era praia de noite, ao som de uma guitarra.
Só nas tardes que davam em chuva, que as havia, ou se fazia uma nortada mais gelada, concedíamos as grandes jogatinas no snack, que sendo único não precisava que o chamássemos de abrigo.
Também dançávamos e tínhamos ferverosos namoros e paixões ardentes, mas isso é acessório, que férias de Verão eram a quentura do sol e a maciez do ar e a transparência esverdeada da baía.
E era eu que ia a nado, da Praia da Batata ao Gigante e dali até à praia da Don’Ana, o que hoje me dá pasmo por ser assim que foi, por ter sido verdade.

Comentários

francisco disse…
Que cenário estranho e desértico... faltam ali umas construções.

;p
Anónimo disse…
Isto é uma fotografia do campo do ”Tio Naru”.
Nos anos 60 e piques, um pouco mais à frente nos anos, podes ver aqui: ( http://zedascabras.blogspot.com/ ) uma fotografia muito idêntica, assim como uma fotografia do lugar que guarda muitas histórias daqueles que por lá passaram, o Café Abrigo.
Quanto às travessias a nado, isso era uma coisa mais de moços, no meu tempo claro, as meninas aproveitavam a maré vazia para atravessar, da Batata pra D.Ana pelas rochas.

Um abraço
A OUTRA disse…
Bons tempos que deixam saudades dum Algarve tão verdadeiro.
Melhor?... Pior?... Não sei.
Sei que era verdadeiro.
Abraço
Maria

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo